Em reunião nesta terça, o conselho aprovou três novos cursos e palestras, atualização de parcerias, avaliação de agosto e apoio na realização de campanhas de prevenção
O Conselho da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon” se reuniu na manhã desta terça-feira (3), às 9h00, via online, para fazer um balanço das atividades já realizadas, principalmente no mês de agosto, e deliberar sobre propostas de cursos para os próximos meses. Ao todo, três novas propostas foram apreciadas e aprovadas. Além da sinalização positiva para que o Conselho apoie campanhas preventivas respaldadas pela Câmara.
As três novas propostas iniciam pela palestra “Ação em educação menstrual”, por Mariana Travagilini Penteado, seguido pelo curso “café & reforma tributária – análise e debates”, por Samuel Sanches, além da palestra “Habilidades Sociais Conjugais: entendendo os possíveis conflitos e dificuldades sobre o pilar fundamental da sociedade”, por Naara Gonçalves Alho Bráis”. As atividades serão desenvolvidas pela Escola do Legislativo.
Na reunião os conselheiros também aprovaram o respaldo da Escola perante as campanhas preventivas, a exemplo de atividades que acontecem no mês que vem, “Outubro Rosa”, sobre a saúde da mulher, em palestra que terá como foco central a discussão sobre a atuação dos serviços de saúde frente à prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação no câncer de mama. Também foi ratificado a participação na campanha sobre a próstata e diabetes, pelo “Novembro Azul”, com foco de ações preventivas do universo masculino.
Os conselheiros também destacaram a “boa iniciativa da Escola, em também trabalhar com estes temas diretamente envolvidos com a mulher e o homem, devido ao preconceito e falta de informações que ainda permeiam na sociedade”, alertaram.
Na reunião, os conselheiros também atualizaram o quadro de parcerias, que hoje conta com 437 profissionais de ensino superior para o desenvolvimento de atividades docentes na Escola do Legislativo de Piracicaba, conforme dos termos do Edital de Credenciamento. Além de avaliação de atividades do mês de agosto e conferência de dados do primeiro semestre, bem como perspectivas de atividades desde o ano de 2017.
RETROSPECTIVA
Balanço das atividades de junho – A Escola do Legislativo desenvolveu nove atividades no mês de junho: duas rodas de conversa sobre “Rotas Afro nos arquivos da Câmara Municipal de Piracicaba”, e “Ações Ambientais e Climáticas do Parlamento Piracicabano”. Além da palestra “O Entorno importa: Como a Agricultura e Apicultura estão contribuindo com a biodiversidade”. Em dois encontros, foram avaliados: Jogo de Governo Aberto – Atividade exclusiva para alunos da EE Sud Mennucci.
Na realização de oficinas ganhou destaque “Abelhas nativas e meliponicultura, importância para a diversidade urbana e soberania alimentar”. Os debates também garantiram a realização do curso de capacitação “Prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais”, em atividade exclusiva para médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde. Nas três atividades para concluir o mês de junho, o destaque foi a realização do curso de Libras, no nível I, Intermédiário e Avançado, mediante parceria com Instituto Federal.
No total, 361 alunos receberam certificados. Das atividades avaliadas, de acordo com dados coletados junto aos participantes, 95,84% dos alunos as consideraram como boas/excelentes, e 3,32% como regular. Em relação à abordagem dos assuntos, 96,95% consideraram como boa/excelente, e 2,77% regular. Já sobre o domínio dos conteúdos apresentados pelos palestrantes, 93,07% dos alunos os consideraram como bons/excelente e 6,06% avaliaram como regular.
Na avaliação do primeiro semestre de 2023 foram apresentados 25 atividades e 28 encontros, num total de 1.158 inscritos, 1.621 participantes, 939 certificados e 62 litros de leite arrecadados. Já com projeção desde o ano de 2017 foram apontados 428 atividades e 576 encontros, em 22.411 inscritos, 21.138 participantes e 2.802 litros de leite arrecadados.
AGOSTO – No mês de agosto, duas atividades foram oferecidas pela Escola, além dos 17 encontros da parceria com o Instituto Federal (Libras Básico, Intermediário e Avançado). A palestra “Autismo leve (Síndrome de Asperger): suas implicações, repercussões legais, sociais e educacionais” foi realizada no modo presencial. Já na Roda de Conversa “Como o canto coral pode interferir na sua saúde física e emocional?”, o evento foi online.
As atividades online foram realizadas da plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da Escola do Legislativo, no Youtube. No total de 242 alunos que se inscreveram, 198 realizaram pelo menos uma aula dos cursos ou palestras, resultando num total de 142 alunos certificados. Na reunião também foi avaliado a condição da Escola do Legislativo de Piracicaba ser pioneira no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).