Comunicação pública: o elo entre a Prefeitura e o cidadão

Tássia Espego

 

A comunicação governamental tem inúmeros desafios e o acesso pleno à informação é condição de exercício da cidadania, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. E quando falo “nossa” é porque me refiro à equipe que diariamente trabalha no CCS (Centro de Comunicação Social) da Prefeitura, para fazer com que as informações referentes às ações, serviços e projetos do Executivo cheguem diariamente aos 423 mil habitantes da bela Piracicaba.

Somos uma equipe multifacetada, formada por profissionais de vários setores da comunicação social, como jornalistas, publicitários, social media, designers, fotógrafos, cinegrafistas e arte-finalistas.

Com um trabalho contínuo e compromissado, temos democratizado o acesso às informações, tornando-as acessíveis a todos, por meio da divulgação em diferentes formatos e canais que passam pela produção de textos (releases), campanhas em diversas plataformas, redes sociais, eventos, monitoramento, entrevistas, placas denominacionais, site institucional, fotos, vídeos, marketing interno e publicações de atos institucionais e no Diário Oficial.

Para se ter uma ideia, no período de um mês, tivemos 276 textos/notícias produzidos pelo CCS, publicados nos principais representantes da mídia impressa piracicabana. Nossas notícias apareceram mais de 100 vezes em capas, levando em consideração três jornais impressos diariamente, inclusive com manchetes, ou seja, a notícia de maior destaque na edição.

Recentemente, por meio de trabalho compartilhado com o Centro de Informática, colocamos no ar um novo portal de notícias da Prefeitura de Piracicaba, que além de um novo layout, priorizando a experiência do usuário, oferece acessibilidade para pessoas com deficiências ou alguma limitação no uso da internet.

Quanto à produção para as mídias digitais da Prefeitura, nos meses de junho, julho e agosto, tivemos no Facebook 308 publicações e 145 stories, com alcance de 213 mil pessoas. No Instagram, no mesmo período, tivemos 393 publicações, 299 stories, com um alcance de 300 mil pessoas. Ou seja, nossas publicações alcançaram no período mais de meio milhão de pessoas. Atingimos também a incrível marca de 70 mil seguidores no Instagram e 79 mil no Facebook, o que reforça o nosso senso de responsabilidade para informar a população de maneira correta e concisa.

Para o desenvolvimento diário desses conteúdos, é preciso planejamento, estudo, checagem e estratégia. Mais que quantificar é preciso qualificar essas informações para que a mensagem chegue até o cidadão comum de maneira clara e objetiva. E vale destacar que na estruturação da comunicação pública em tempos de convergência midiática, o cidadão deve ser tratado como sujeito da ação e não apenas como um mero receptor da notícia.

Nossa função é informar claramente os cidadãos sobre o que acontece na cidade, ainda que o assunto não seja palatável, como a interdição de uma avenida de grande fluxo para obras de manutenção ou o aviso prévio de falta de água em alguma região do município.

Dentro dessa premissa, podemos dizer que estamos no caminho certo. A aproximação entre o Poder Público e a população passa necessariamente pela Comunicação e, nesse quesito, vemos que, com trabalho sério, comemoramos resultados!

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Tássia Espego, publicitária, Especialista em Marketing Político e Governamental, Diretora do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba

 

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