A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), notificou, quinta (24), o Governo do Estado, com cópia para a empresa contratada para manutenção da estrada PIR 290, na região do bairro Canal Torto. Após as chuvas da última semana, a estrada ficou precária para a mobilidade dos moradores. Até que o Estado e a empresa retornem com uma posição, a Sema enviou, nesta segunda-feira, 28/08, uma equipe para realizar manutenção emergencial com aplicação do material lajão britado, a fim de melhorar as condições da via.
A estrada do Canal Torto passa por recuperação desde o final de março, realizada pelo Governo do Estado, após a Prefeitura de Piracicaba ser contemplada no programa estadual Cidadania no Campo – Novo Melhor Caminho. O convênio prevê a recuperação de 3,62 quilômetros da PIR 290 e de 3,27 quilômetros da PIR 011W, que somam 6,8 quilômetros, com investimento previsto pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) de R$ 995.260,50, sem contrapartida do município.
“A quantidade de material estimado pela empresa para manutenção da estrada foi insuficiente, o que resultou em uma camada fina de material, que não atende o intenso trânsito de carros e caminhões do local. Notificamos a empresa, com cópia ao Governo Estadual, e estamos aguardando retorno. Enquanto isso, a equipe da Sema está no local para realizar melhorias e conseguimos o apoio da Raízen na manutenção, com mais três caminhões basculantes para transportar material”, disse a secretária da Sema, Nancy Thame.
O trecho do bairro Canal Torto é um dos mais críticos entre os 811 quilômetros de estradas rurais em Piracicaba e, por esse motivo, foi o primeiro escolhido para ser o beneficiado nesta primeira etapa do programa Cidadania no Campo – Novo Melhor Caminho.
O vereador Josef Borges, que acompanha as ações na região do Canal Torto, lembrou que tanto a PIR 290 quanto a PIR 011W são importantes vias para escoamento da produção agrícola, além de ligarem a zona rural ao centro de Artemis e a Piracicaba. Josef pediu ao prefeito Luciano Almeida uma atenção especial para melhorar as condições da PIR 290 e foi prontamente atendido. “O prefeito, após tomar conhecimento das condições da PIR 290, ordenou que a Sema realizasse o trabalho e cobrasse o Estado. Já vimo lutando há muito tempo para o asfaltamento dessas importantes vias. Nossa luta continua para que o Estado faça essa pavimentação, uma vez que o prefeito, por meio a Sema, já apresentou projetos para a pavimentação. A comunidade agradece o prefeito por ter tomado uma decisão rápida, porque é isso que a população espera de um gestor para a melhoria da qualidade de vida”, disse Josef.