Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho
Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento. Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.
Precipuamente fofoca é o ato de descobrir algo, ou uma informação sobre alguém e posteriormente espalhar tal informação de maneira maldosa, muitos não sabem, mas fofoca é crime.
Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
Existem vários tipos de fofocas, muitas delas surgem camufladas de opinião ou se apresentam como um ponto de vista. Fato é que a fofoca diz muito sobre a pessoa e o seu comportamento.
Neste artigo vamos ajudá-lo a compreender porque as pessoas tóxicas fofocam, quais os principais motivos, o que a ciência diz sobre o assunto.
Nossa intenção não é falar mal dos fofoqueiros, mas ampliar o conhecimento sobre este assunto a fim de que problemas sejam evitados. Afinal de contas, em uma época de fake news (notícias falsas) e ausência de diálogo e ideias, é preciso buscar a verdade.
O que leva as pessoas a fofocar? Antes de entender isso, é preciso compreender o perfil psicológico de quem faz fofoca e desfazer alguns estereótipos. Fofoca envolve ambos os sexos, não apenas as mulheres, há um mito de que apenas as mulheres gostam de fazer fofocas e isso é uma mentira.
Estudo da UC Riverside ainda aponta que fofocamos em média 52 minutos por dia e que não há diferença entre homens e mulheres no quesito que fofoca mais.
O ato de fofocar é também uma forma de criar ligações e fazer alianças com outras pessoas.
Funciona basicamente assim, usam a fofoca como uma forma de atribuir aos outros defeitos, expondo seus erros, emoções de quem não esta ligado a ela. Isso ocorre, porque nos preocupamos com nossa reputação e o risco de outras pessoas fofocarem sobre nossas más decisões. As pessoas que fazem fofoca, usam este meio, como uma forma de criar conexões com outras pessoas.
Homem também gosta e faz fofocas, não é exclusividade das mulheres, muitos não se reúnam no salão de beleza, mas estão no WhatsApp ou nas mesas de bar a fofocar.
Trata-se de um comportamento humano! Bem são na maioria das vezes pessoas imaturas, curiosas excessivamente, invejosas, inseguras, agressivas emocionalmente, vingativas e carentes de atenção.
Alguns profissionais de saúde mental apontam a ansiedade e ou estresse como um dos fatores emocionais que o fofoqueiro possui. E por esta razão precisam usar a fofoca como uma forma de atrair ou seduzir seu interlocutor demonstrando poder através da detenção da informação.
A fofoca faz parte das relações humanas, está na igreja, está na fofoca dos famosos, na vizinha que descobriu a traição do outro vizinho e espalhou na rua, no “amigo” de trabalho que você pegou falando mal de você.
Estes são alguns estereótipos mais comuns que retratam as pessoas que falam mal, mas todos representam uma excessiva má intenção. Fato é que assim como a fofoca ou a mentira, são danosas a quem faz e a quem ouve.
Há casos graves de fofoca que mancharam a imagem e a reputação de muita gente. Em outros, promoveram situações que saíram fora do controle, que levaram a vítima a atentar contra a própria vida.
Então apesar de parecer uma atitude jocosa, estamos tratando de algo algo que não pode ser tido como por menor pois é zero no trato empático com as pessoas.
As pessoas gastam em média cerca de 52 minutos por dia fofocando.
Isto é a ciência por trás da fofoca! A fofoca é muito séria, e pode causar danos a quem faz e a quem sofre, queremos convidá-lo a entender a gravidade da questão. E desenvolver no indivíduo o senso de controle dos pensamentos e das palavras.
Prevenção, consciência e maturidade são características fundamentais a serem desenvolvidas para a saúde social. A ideia de apresentar as razões pelas quais as pessoas fofocam, visa não só mostrar os tipos de fofoca, mas entender os bastidores de tal comportamento. Isso lhe ajudará a desenvolver a sua inteligência emocional, compreender a psicologia da fofoca e conhecer mais sobre as emoções humanas.
O prazer da maledicência devia soar estranho, mas não é assim muitas vezes, isso porque seu intuito de causar intrigas na empresa Especulações na vizinhança, e tudo sem fundamento. Não é razoável, divulgar a intimidade das outras pessoas por vingança ou mero prazer.
As fofocas fazem parte da alma do ser humano , podem ser para o bem ou para o mal…. quando para o mal só perdem para as convicções religiosas e políticas.
“Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”. Sigmund Freud
A ideia de apresentar as razões pelas quais as pessoas fofocam, visa não só mostrar os tipos de fofoca, mas entender os bastidores de tal comportamento. Isso lhe ajudará a desenvolver a sua inteligência emocional, compreender a psicologia da fofoca e conhecer mais sobre as emoções humanas.
_____
Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico