Upa de São Pedro é ponto de referência para soro antiescorpiônico

Médico responsável pela Upa de São Pedro, João Ivo, diz que somente a equipe médica é capaz de avaliar a necessidade ou não do uso do soro – foto: Daniella Oliveira

Desde 2019, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro é Ponto Estratégico de Referência para o Soro Antiveneno, ou seja, conta com soro antiescorpiônico para atender pacientes, principalmente, de São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada e Santa Maria da Serra. Apesar de não ter ocorrido nenhuma morte por acidentes com escorpião, segundo levantamento da equipe técnica da unidade, entre janeiro a 14 de agosto deste ano, foram registrados 134 casos dessa natureza.

De acordo com o médico responsável pela Upa, João Ivo, a unidade conta com uma equipe capacitada para avaliar e monitorar cada caso. “Ao contrário do que muitos pensam, a grande maioria dos casos registrados aqui na unidade são leves e não precisam do soro, apenas do bloqueio. Essa avaliação do uso do soro ou não é feita exclusivamente pela equipe médica”, disse, ao ressaltar que o tempo mínimo do paciente chegar até a unidade é muito importante. “A recomendação é vir imediatamente para Upa após ser picado pelo escorpião”, explicou.

Em casos moderados e graves, principalmente em crianças de até 10 anos, além do soro existe a vaga imediata para Santa Casa de Piracicaba, que conta com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica. “Quando se trata de criança e idosos, a equipe médica já começa o atendimento na ambulância, quando é chamada na casa do paciente. Mas em São Pedro posso afirmar que quase 99 por cento dos casos registrados até o momento foram leves”.

A gerente da Upa, Tatiane de Cássia, alerta que é preciso redobrar a atenção neste nos períodos mais quentes e também úmidos, quando os casos aumentam. “A população precisa fazer sua parte e adotar hábitos simples, como manter a casa e o quintal limpo. No caso de uma criança ser picada, é preciso trazê-la para imediatamente. Se não tiver como trazer, é só ligar que nossa equipe vai com a ambulância buscar e já inicia o atendimento do próprio trajeto, se for necessário”. Em caso de emergência é só ligar: (19) 3481-9270, 3481-9271, 3481-0272 ou 192.

Agentes de saúde distribuem panfletos informativos

De acordo como o médico veterinário Matheus Murbach, responsável pela equipe de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, a Prefeitura trabalha com educação. “Fazemos vistorias nos locais e orientações sobre as formas de prevenção do acidente e do aparecimento do escorpião. As secretarias de Obras e Meio Ambiente trabalham a questão de limpeza e conservação de terrenos e áreas públicas”, explicou.

Agentes de saúde de todas as unidades de São Pedro percorrem casa a casa e locais comerciais para distribuir panfletos e levar informações sobre escorpionismo. O material conta com recomendações importantes, como o fato do escorpião ter o hábito de se abrigar em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar.

Entre os cuidados para evitar a presença do escorpião estão: rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas; vedar soleiras de portas com rolos de areia ou borracha; reparar rodapés soltos e se possível colocação de telas nas janelas; telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto de paredes externas e muros; não jogar lixo em terrenos baldios; manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões.

 

1 comentário em “Upa de São Pedro é ponto de referência para soro antiescorpiônico”

  1. Tatiane Aparecida Prado Cardoso

    Que bom fico feliz,pois algum tempo atrás não tinha o soro,pois meu cunhado tinha levado picada de escorpião e só tomou soro normal pois alegaram que não tinha o soro antiescorpiônico mas agora estaremos mais tranquilos com a notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima