A cultura pulsa na Piracicaba de 256 anos

Celebrar mais um ano de vida é um momento emblemático para se revisar o fardo do passado e o fôlego do presente, além de mirar o futuro para vislumbres alegres e positivos. É assim como o indivíduo no seu dia de aniversário e também é assim com uma cidade que, a cada 12 meses, acrescenta um ano a mais na sua história.
Na última terça, 1/08, Piracicaba completou 256 anos e o Poder Público do município, sob a gestão do prefeito Luciano Almeida, reflete a prosperidade em diversos segmentos.
Na Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), ao elencarmos algumas ações recentes e movimentações para os próximos dias e meses, temos a certeza que de a cultura é novamente pulsante em Piracicaba.
Na sede da Pasta no Engenho Central, um local que por si é um pedaço vivo da história da cidade, facilmente elenco algumas atividades culturais com o respaldo da população que comparece e prestigia as realizações da Semac, bem como eventos que a Pasta apoia.
Uma recente atividade que prospera e merece destaque imediato: o Bem-Vindo ao Engenho, que iniciamos, por meio do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba, propositalmente sem alarde, com atrações musicais no Engenho Central aos domingos, prestigiando os artistas locais. A ideia é surpreender positivamente a população durante uma visita corriqueira ao complexo cultural e turístico.
Uma vez por mês, na praça Antônio Benites, também conhecida como a praça do Chafariz do Mirante, realizamos o evento Uma Noite no Mirante, sempre às sextas-feiras após às 18h. Utilizamos a estrutura do local para apresentações musicais de diversos estilos – duas atrações por noite e como é bonito ver aquele espaço sempre cheio para curtir o momento conosco.
Retornaremos as atividades no Largo dos Pescadores, iniciando, no próximo dia 18 com a apresentação do Roberto Seresteiro.
Falar dos 256 anos de Piracicaba é exaltar o tão aguardado 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que abre a sua mostra principal – junto ao 21º Salãozinho de Humor – no dia 26 de agosto no Armazém 14 do Engenho Central. A histórica 50ª edição de um dos eventos de humor gráfico mais importantes do mundo terá, neste ano, 318 obras de artistas de 30 países.
Descentralizado, o oferecimento de cultura chega também aos bairros, por meio da retomada do programa da Movimentação Cultural. Recentemente, em parceria com o Senac Piracicaba, a Semac abriu 15 cursos gratuitos de capacitação cultural. São cursos para fomentar a valorização da arte e do artesanato local, estimular o conhecimento e suas práticas, além de oferecer atividades de geração de renda aos munícipes. Tem atividade ainda que acontecerá em Santa Teresinha, no Centro Cultural Hugo Pedro Carradore, e no Mario Dedini, no Centro Cultural Izaíra Aparecida Barbosa (Zazá), além de outros locais.
Ainda, pela “Movimentação” foi aberta licitação para contratação de oficineiros de música, teatro, dança e cultura popular e, em breve, voltamos com aulas deste projeto tão requisitado e de extrema importância ao fomento cultural em Piracicaba, parado desde o início da pandemia.
Existe ainda um trabalho com muita dedicação e sensibilidade com a cultura em suas muitas manifestações em nossos espaços, como na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Casa do Povoador, os teatros Dr. Losso Netto e Erotides de Campos e Estação da Paulista. Aos 256 anos, Piracicaba celebra uma intensa e radiante atividade cultural, que se fortalece a cada dia com nossa gestão compromissada com o entretenimento de qualidade e responsável.
Viva nossa Piracicaba! Viva nossa Cultura!
_____
Carlos Alberto Lordello Beltrame, secretário de Cultura (Semac)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima