Sesc – Confira a programação para agosto, mês de aniversário de Piracicaba

EXPOSIÇÃO

CRIA_experiências de invenção

Imagine sentar-se numa cadeira e receber um banho de canto? Já passou pela cabeça escutar uma música que goteja? Acionar uma máquina onde você pode criar paisagens? E visitar um zoológico de bichos tipográficos? Essas são as experiências possíveis de serem vivenciadas na exposição “CRIA _experiências de invenção”. Seu propósito é fazer com que o público, sobretudo as crianças, vivenciem um conjunto de obras de arte construídas com diferentes linguagens por meio de leituras polissensoriais. Com curadoria de Marconi Drummond, CRIA reúne esculturas sonoras, máquinas-livro, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte e intervenções gráficas, invenções dos artistas Bruno Rios, Cao Guimarães, Cássia Macieira, Guilherme Mansur, Guto Lacaz, O Grivo, Origem (Patrícia Sabino e Maurício Lima), Regina Silveira, Stela Barbieri, Warja Lavater, além dos fotógrafos José Medeiros, Otto Stupakoff e Thomaz Farkas.

De terça a sexta, 13h30 às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.

Área de Exposições. Grátis. Livre.

 

VIVÊNCIA

Espaço de Brincar

O ambiente lúdico acolhe crianças e seus adultos de referência para incentivar os diversos brincares e valorizar as interações. A área interna é voltada para bebês e crianças até seis anos.

Terça a sexta, 14h às 21h

Sábados, domingos e feriados, 10h às 17h.

Espaço de Brincar.  Grátis. Livre.

 

Parque Lúdico

Ambiente lúdico em área aberta que busca promover a brincadeira coletiva, a convivência e a ludicidade estimulando a autonomia diante de desafios.
Terça a sexta, 13h às 21h30

Sábados, domingos e feriados, 9h15 às 17h30.

Parque lúdico.  Grátis. Para crianças de 7 a 12 anos.

 

Curumim
O Curumim é um programa do Sesc São Paulo que oferece gratuitamente ações culturais, corporais e ambientais, para crianças de 7 a 12 anos, com foco no seu desenvolvimento integral. Por meio de vivências, oficinas, passeios e uma variedade de atividades, este programa de educação não formal promove a convivência, a experimentação, a cooperação, a ludicidade e o protagonismo pois aposta na formação de cidadãos autônomos, éticos, solidários e cooperativos, com base na cultura do brincar.
Terças a sextas, 13h30 às 17h30. Grátis.
Os interessados deverão procurar a Central de Atendimento e preencher a ficha de pré-inscrição. As entrevistas com novos candidatos serão agendadas conforme disponibilidade de vagas.

 

OFICINA
ExperimentaSons – Pulsação
Atividade coletiva de percussão e movimento que estabelece a consciência do corpo e a mente com práticas de ritmos brasileiros e manifestações culturais musicais. Os encontros são iniciados com alongamento e exercícios de respiração ritmada, além da interação entre os participantes com músicas regionais e instrumentos diversos. Com Maicon Araki, músico percussionista e educador.
De 1 a 22/8, terças, 14h às 16h.
Teatro. Grátis. 60 anos.

 

EXIBIÇÃO
Druk – Mais uma Rodada
(Druk)
DNK, 2020, 117’I Dir: Thomas Vinterberg
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen e Magnus Millang
Para alegrar um colega em crise, um grupo de professores de ensino médio decide testar uma ousada teoria de que serão mais felizes e bem-sucedidos vivendo com um pouco de álcool no sangue. Parece a solução perfeita para quebrar o marasmo de seus dias. No início, tudo parece funcionar, mas rapidamente as coisas saem do controle. Indicado ao Oscar 2021 de Melhor Filme Internacional, ao Globo de Ouro e ganhador do BAFTA
Dia 1, terça, 20h.
Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

OFICINAS
Tabletes de Chocolate com Sabores da Amazônia
A nutricionista e chef de cozinha Jane Glebia apresenta o processo produtivo do cacau na Amazônia, desde o preparo da amêndoa até o estágio de chocolate: plantio, colheita, quebra, fermentação, secagem, torrefação, moagem, refino, conchagem, temperarem, moldagem, desmoldagem e armazenamento. Exclusiva para maiores de 60 anos.

Dia 2, quarta, 14h às 16h.
Teatro. Grátis. 60 anos.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

 

Clube da Horta
Encontros semanais no quintal agroecológico do Sesc, onde a cada dia a realidade observada nos solos, plantas e animais desafiará os participantes do clube a estudarem, experenciarem e tomarem decisões sobre o espaço de vivência. Como resultado do trabalho investido, frutos compartilhados devem ser esperados! Com Aline Gonzalez, educadora ambiental e João Novaes, agrônomo, agrofloresteiro e educador ambiental.
Quartas, 16h30 às 18h.
Horta. Grátis. Livre

Laboratório Musical
Jovens que curtem música se encontram para trocar ideias, experimentar e criar novos beats, letras, melodias e rimas. Não precisa saber tocar, nem cantar, basta se interessar pelo universo musical.
Quartas, 18h às 21h.
Teatro. Grátis. 12 anos.

 

INTERVENÇÃO
Banho de Canto – Experiências de Invenção
Banho de Canto é uma obra-oficina ativada em coparticipação com o público. Trata-se de um banho sonoro constituído de muitas vozes e múltiplas sonoridades. A presença de um participante no centro da obra inspira o grupo em torno a cantar e tocar, desenhando movimentos circulares. A obra, criada pela artista Stela Barbieri, faz parte da exposição Cria_Experiências de Inventar. Com Déh Martins e Maicon Araki, educadores musicais.

Quartas, 17h15 às 18h15.
Hall de entrada. Grátis. Livre.

 

BATE-PAPO
Por dentro da amamentação – mitos e verdades
Roda de conversa dinâmica sobre conceitos importantes e mitos da amamentação que sempre geram dúvidas. Com a presença da nutricionista materno infantil Ana Paula Novaes e da educadora e doula Dani Rosa o espaço se propõe a tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos, fortalecendo essa fase de grande importância para vida das famílias.
Dia 2, quarta, 19h às 21h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

 

OFICINAS

Caixa surpresa e suporte para celular
Em especial para o dia dos Pais, faremos uma caixa em cartonagem e também um suporte para celular para presentear quem você ama. Com Silvana Razzé, da Colipano artesanatos.
Dias 3 e 4, quinta e sexta, 14h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

Comida de verdade na introdução alimentar para bebês
Oficina para aprender a preparar alimentos saudáveis, práticos e de baixo custo para assim, promover os cuidados para a introdução alimentar e produção de alimentos saudáveis para a primeira infância, adaptados ao contexto social, com nutricionista materno infantil Ana Paula Novaes.

Dia 3, quinta, 19h às 21h.
Comedoria. Grátis. Livre.

 

AULA INAUGURAL

Educação e transformação: entendendo a Lei Maria da Penha
Voltado para profissionais da educação, com base na Lei 14.164, que inclui a violência contra a mulher do currículo da educação básica, o curso com duração de 30h visa sensibilizar para a problemática da violência doméstica, promover a cultura da equidade de gênero e combater a naturalização e reprodução de comportamentos machistas e sexistas.

Dia 3, quinta, 19h às 21h.
Teatro. Grátis. 12 anos.

demais aulas

De 8/8 a 17/10, terças, 9h às 11h e 14h30 às 16h30.
Dia 24/10, terça, 19h às 21h.
Local Externo: Escolas Irene Peron (R. Tangará, 120 – Parque dos Sabiás), Maria Conceição (R. Prof. Mariano da Costa, 364 – Jaraguá) e CRAS São José (R. Prof. Mariano da Costa, 430 – Jaraguá)

Grátis. 12 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

vivência
O que é a experiência estética infantil com a arte?
A partir do livro “É o caldeirão da bruxa… ela é artista: experiência estética com a arte na educação infantil” (2022) a autora Fernanda Ferreira busca apresentar, por meio de sua experiência com crianças pequenas da educação infantil, como as meninas e meninos pequenos se relaciona com a obra de arte e o espaço público cultural artístico.
Dia 3, quinta, 19h30 às 21h30.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência

 

PALESTRA
Garantia de Direitos Humanos e Diversidade
Encontro de formação e diálogo em diversidade e garantia de direitos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de Piracicaba, com objetivo de potencializar a atuação humanizada na cidade. Uma ação sobre cultura, sexualidade e gênero com a presença de Anselmo Figueiredo, da ONG e Centro de Apoio e Solidariedade a Vida (CASVI) e Fórum Paulista LGBT.
Dia 4, sexta, 8h30 às 12h.
Teatro. Grátis. Livre.

 

SHOW
Jéssica Areias
Cantos de Origem é um espetáculo autoral, apresentado pela cantora angolana Jéssica Areias e o percussionista brasileiro Cauê Silva, em homenagem às raízes folclóricas, populares e regionais da cultura afro/bantu/indígena. Espetáculo contemplado pelo Proac do Estado de São Paulo.
Dia 4, sexta, 20h.
Teatro. Grátis. 16 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

Oficina de Danças Afro

Vivência de danças negras, que busca na ancestralidade e na tradição oral inspiração para seus movimentos. Em cada encontro um elemento é trabalhado: o ar, como respiração e entendimento do eu individual; a terra, energia vital; a água, em sua leveza e sensualidade, sem perder a força das ondas e cachoeiras e o fogo, força guerreira e saber. Com Marcinha, da Vila África.
Sábados, 10h às 12h.
Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

 

Que feira é essa? – Arte e comida por mãos diversas

Feira com exposição e venda de produtos de representantes de diferentes iniciativas de Piracicaba e região que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário. Com: Potência Afro, Quebrada Criativa, Feira Vegana e Agroecológica, Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), Feira do Bem, Arte Delas, Cesta Viva Alegre, D’core Loja Colaborativa e Rede Guandu.

Dia 5, sábado, 12h às 16h.

Parque Lúdico. Grátis. Livre.

 

OFICINA
Impressões históricas de Piracicaba
Pequenas narrativas lúdicas sobre o surgimento da cidade de Piracicaba
Sebá Neto, fotógrafo e artista visual, apresentará os processos de impressão manual para crianças através de pequenos carimbos que contam um pouco da história do surgimento da cidade.
Dias 5 e 6, sábado e domingo, 14h às 16h30.
Dia 18, sexta, 14h às 17h.
Dia 19, sábado, 10h30 às 12h30.
Área de Exposições. Grátis. Livre.

 

A beira das águas, sabores do Rio Piracicaba
Você é apaixonado pela gastronomia Brasileira? Gostaria de explorar os sabores autênticos e tradicionais de uma das regiões mais encantadoras do país? Então, não perca a oportunidade de participar da nossa incrível degustação sobre os sabores do Rio Piracicaba.  Nessa Oficina, a gastrônoma Talita Prospero nos possibilita mergulhar nas riquezas das culinárias da região, degustando pratos com ingredientes tradicionais. E para tornar a experiência especial, Gabriel Coletti nos direcionará para a degustação de bebidas típicas da região de Piracicaba. Você terá a oportunidade de apreciar essa bebida tão brasileira, enquanto aprende sobre seu processo de fabricação e combinações com os pratos da região.

Dia 5, sábado, 14h30.
Sala do Curumim. Grátis. Maiores de 18 anos.
Retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência

 

ESPETÁCULO
Mig Meg Mug
Manifesta Companhia
A gata Mig e a menina Meg são inseparáveis desde pequenas. Meg cresce e se torna uma jovem cheia de planos e sonhos e Mig envelhece. Um acontecimento muda o cotidiano das duas: Mig fica cega. Então, junta-se a elas ratinha Mug, que além de dividir medos, alegrias e biscoitos deliciosos, passa a mostrar com palavras tudo que os olhos de Mig não viam mais. Uma história sobre amizade e diferenças.

Dia 5, sábado, 16h.
Teatro. Livre.

Ingresso – R$25,00 / R$12,50 / R$8,00 credencial plena /grátis para crianças até 12 anos

Início das vendas:

Online: dia 25/7 a partir das 17h.

Bilheterias: dia 26/7 a partir das 17h.

Com audiodescrição e tradução em libras.

 

CIRCUITO A PÉ

Re-Conhecendo Piracicaba – A Origem do Município

O rio Piracicaba norteia esta caminhada de cerca de 6 km na principal região turística do município, a Rua do Porto. O percurso contempla espaços que compõem a história da cidade, como o largo dos Pescadores, a Casa do Povoador, o Engenho Central, o Museu da Água, o Parque do Mirante, o centro gastronômico da Rua do Porto e o Parque João Hermann Neto, evidenciando o quão indispensável o manancial foi e é para Piracicaba. Da fundação do município ao fomento do turismo, passando pela gastronomia, esporte e cultura, é ele, o rio Piracicaba, o ator principal de tudo. Roteiro conduzido pela guia de turismo e jornalista caipiracicabana Sabrina Franzol.

Dia 6/8, domingo.

Das 8h às 12h. Saída do estacionamento do Sesc. Grátis. Livre.

Inscrições pelo portal sescsp.org.br/piracicaba a partir do dia 1/7

 

OFICINA
O Parto
Oficina teórico-prática que busca apontar questões do parto em si, desde o racismo, suas fases, até o planejamento de um Plano de parto com as participantes. Com a presença de doulas e parteira, do Espaço Sankofa, Essência do Ser, Tu Vens, Graziela Silva e Carol dos Anjos.
Dia 6/8, domingo, 9h30 às 12h30.

Grátis. Livre.
Local Externo: Espaço Ladeira: Rua Alameda Frei Sigrist, nº 80, Vila Cristina

Dia 10/9, domingo 9h30 às 12h30

Sala do Curumim. Grátis. Livre.

Retirada de senhas no Espaço Ladeira e primeiro atendimento do Sesc com 30 minutos de antecedência.

 

AULA ABERTA

Dança Circular

Atividade realizada em roda, com a finalidade de promover união, centramento e um estado elevado de conexão consigo e com o outro, através das coreografias e músicas que trazem as diversas manifestações dos povos do mundo. Facilitadora: Ana Flores.

Domingos, 10h às 12h.

Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre.

 

CURSO
Jaqueta corta vento
Aprenda a fazer uma jaqueta corta vento, peça coringa no seu guarda-roupa, boa para uma caminhada matinal ou um passeio de bike em um dia de temperatura amena, ou até mesmo para a prática esportiva. Feita de tecido fino e leve, também ocupa pouco espaço quando dobrada, facilitando ainda mais seu uso no dia a dia. Com Matheus Belloto, arquiteto e costureiro.

De 6 a 27, domingos, 10h às 13h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

OFICINA
Papel semente reciclado
Reflexão sobre a origem do papel e como ele é produzido. Com apresentação da técnica artesanal de reciclagem de papel, as crianças produzirão amostras de papel reciclado em tela, com a inclusão lúdica de sementes que darão origem ao Papel Semente; e poderão criar cartões com folhas de papel semente previamente prontas. Com Renata Caramez, doutora em Conservação de Ecossistemas Florestais, herbalista e saboeira.

Dia 6, domingo, 10h30 às 12h30.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência.

 

Espaço lúdico

Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar.

Oficinas aos domingos:

Arco e Flecha: produza seu brinquedo e aprenda sobre essa cultura.

Dia 6, 14h às 16h30. Sala do Curumim.  Grátis. 6 anos.

Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência.

 

AULA ABERTA
Futsal Feminino
Com o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino, dando total protagonismo as mulheres amantes do esporte, serão realizadas aulas abertas para iniciar ou aprimorar os conhecimentos das participantes na modalidade. Com educadores do Sesc.
Domingos, 16h às 17h30.
Ginásio. Grátis. 12 anos

 

EXIBIÇÃO
O Pastor e o Guerrilheiro
BRA, 2023, 117′
Dir: José Eduardo Belmonte I Elenco: Johnny Massaro, César Mello e Julia Dalavia
Em 1968, o jovem comunista vai para uma guerrilha, preso e torturado é enviado para a prisão onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico, preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças e marcam um encontro 27 anos depois 1999 Juliana descobre que é filha do torturador dos dois e que esse encontro não iria poder acontecer, ela busca então um desfecho diferente.
Dia 6, domingo, 17h.

Teatro. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

OFICINA

Lentes para Novos Mundos: Introdução à Realidade Virtual

Conheça a revolução digital que está mudando a maneira como interagimos com o mundo. Projetada para iniciantes, a atividade fornecerá uma visão dos princípios básicos, incluindo uma compreensão de como essa tecnologia funciona, quais são suas aplicações práticas e como ela tem o potencial de transformar diversos setores da sociedade. Com Maurício Pinheiro, Educador de Tecnologias e Artes.

Dia 8, terça, 19h30 às 21h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

EXIBIÇÃO
O que fazemos nas sombras
(What We Do In The Shadows)
NZL, 2014, 86′ I Dir: Jemaine Clement, Taika Waititi
Elenco: Jemaine Clement, Taika Waititi e Cori Gonzalez-Macuer
Protegidos por crucifixos, um grupo de cineastas entra com suas câmeras para registrar a intimidade de quatro imortais que compartilham o lar em um subúrbio da Nova Zelândia. Enquanto eles lidam com os conflitos naturais da convivência, como quem lava os pratos ou o cuidado para não estragar os móveis com o sangue das vítimas, eles tentam se manter atualizados tanto com a vida moderna como com todo o século passado. Premiações no Berlin International Film Festival, Sundance, Toronto International Film Festival e Mar del Plata International Film Festival em 2014.
Dia 8, terça, 20h.
Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

PALESTRA
Vamos falar sobre diabetes?
O que é diabetes? Por que essa doença é preocupante? Por que ocorre? Pode ser prevenida? E se já estiver presente, como lidar com ela para evitar as complicações? É verdade que quem tem diabetes pode comer de tudo? Como deve ser a alimentação da pessoa com diabetes? Que outros cuidados são necessários para viver bem, com diabetes? Tire suas dúvidas sobre a doença com a Profa. Dra. Denise Giácomo da Motta, nutricionista e psicanalista, doutora em saúde pública.
Dia 9, quarta, 14h às 16h.
Teatro. Grátis. Livre.

 

BATE-PAPO
Agroecologia camponesa: o resgate dos saberes e a cultura caipira
Uma conversa sobre agroecologia e bioinsumos, que cria diálogos e trocas de saberes entre técnicos, agricultores e consumidores de alimentos. Objetiva aumentar a independência de insumos externos, através da redescoberta de ferramentas e práticas para aumento da fertilidade e da saúde do solo de forma mais natural, sem agredir o meio ambiente. Com Oliver Naves Blanco, agrônomo, atua há 16 anos na área de Agricultura Orgânica, Agroecologia e Agropecuária Ecológica e na coordenação e execução de projetos sociais e capacitação em comunicação rural em campo e cidade
Dia 9, quarta, 19h.
Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

Clube da Leitura – A letra da cor da pele

Encontros que têm por objetivo discutir e refletir sobre obras literárias na perspectiva de suas conexões com outras linguagens artísticas, estabelecendo as relações das obras com músicas, filmes, pinturas, cinema. O estudo e a leitura dos textos serão realizados com o foco na construção dos sentidos a partir dos níveis sensoriais: visão, audição, paladar. Para ativar o paladar, no término de cada evento será oferecida uma degustação de uma comida relacionada à obra. Neste 1º encontro acontece a leitura de trechos e o diálogo sobre a importante obra “Torto Arado”, do brasileiro Itamar Vieira Jr. Mediação da professora Drª  Josiane Maria de Souza.
Dia 9, quarta, 19h30.
Sala do Curumim 2. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência

 

PALESTRA

Futebol e Mulheres: bater papo para bater mais bola!
Desenvolvido? Empoderadas? O futebol de mulheres no mundo e no Brasil.
Em plena Copa do Mundo de futebol de mulheres, vamos conhecer como está a modalidade 5 continentes! Na sequência, conhecer os números e desafios da inserção de treinadoras nas principais competições e cursos de formação de futebol. Com Larissa Galatti (Unicamp) e Júlia Barreira (Unicamp). Mediação de Bartira Palma (Unicamp).

Dia 10, quinta, 19h.
Comedoria. Grátis. Livre.

 

BATE-PAPO
Turismo Legitimado: espetáculos e invisibilidades
Fruto de tese de doutorado do pesquisador Helio Hintze, a obra publicada pelas Edições SESC SP é um convite à reflexão sobre a indústria do turismo inserida na ótica do capitalismo e faz uma crítica contundente à atividade turística como mecanismo de produção de subjetividade do capitalismo, convida a refletir sobre a adoção de posturas baseadas na busca pela solidariedade e pela sustentabilidade. Bate papo com o autor Helio Hintze e convidados.
Dia 10, quinta, 19h30 às 21h30.
Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

Como é o futebol de mulheres na prática?

Rompendo mitos sobre o desempenho de mulheres no futebol e entendendo os desafios da gestão. Inúmeras falas que desmerecem e diminuem a prática do futebol por mulheres são repetidas pelo senso comum e até pela imprensa esportiva. Com Nádima Skeff (treinadora do Sfera F.C, mestre em Esporte e Nutrição esportiva pela Georgia Southern University/EUA) e Rafaela Esteves (Coordenadora Categorias de Base Ferroviária e graduada pela Puccamp). Mediação de Carine Collet (Professora Doutora da UFRGS)
Dia 10, quinta, 20h30.
Comedoria. Grátis. Livre.

 

OFICINA
Alpargata tradicional
Muito mais que uma tendência de moda, as alpargatas tradicionais com solado de borracha apresentam praticidade, leveza, versatilidade e conforto. Aprenda a customizá-las com bordado em pedrarias deixando as peças mais exclusivas. Com Elizabeth Queiroz, artista plástica e artesã.
De 11/8 a 1/9, sextas, 14h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 14 anos.
Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h

 

Bang!

Uma mulher desinibida tem metas e objetivos: ganhar dinheiro e levar toda a família a uma ascensão social. Seus instrumentos de trabalho são um celular e a clareza de objetivos. A cada conflito, Tizi resolve negar a realidade dos fatos.  Ao perceber que não domina todos os acontecimentos entra em desespero e vinga-se no assistente. O espetáculo é construído com um humor cortante, irônico e mordaz, que se revela, no cruel, embora hilariante, retrato da personagem central.

Dia 11, sexta, 20h e 12, sábado, 19h30.

Teatro. 14 anos.
Ingresso – R$25,00 / R$12,50 / R$8,00 credencial plena

Início das vendas:

Online: dia 1/8 a partir das 17h.

Bilheterias: dia 2/8 a partir das 17h.

 

OFICINA

Introdução ao Stop Motion

Com o cineasta Giovanni Bressani

“Stop motion” é uma técnica de animação fundamentada em fotografias sequenciais que, quando combinadas, geram a ilusão de movimento para a produção de um filme. Aprenda aplicar essa técnica na prática, desenvolvendo um curta-metragem com base nos elementos da “Máquina de Paisagens”, de Stela Barbieri, exibida na exposição CRIA!.

Dia 12, sábado, 10h.

Espaço de Tecnologias de Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

 

INTERVENÇÃO
Histórias da gaveta
Com Cia. Teatro InComum
E se você abrisse uma gaveta e lá de dentro surgisse um livro? E de outra, uma música? E se abríssemos mais uma e de lá saíssem trava-línguas e adivinhas? Gavetas guardam memórias. Guarda-Pó e Tira-Poeira nos convidam a embarcar em uma jornada cheia de descobertas. Basta um simples gesto de abrir, de dar espaço e as histórias estão prontas para serem compartilhadas!
Dia 12, sábado

11h – Comedoria

13h – Sala de Leitura

15h – Parque Lúdico

Grátis. Livre.

 

ESPETÁCULO
De um Ponto ao Conto

Núcleo Salamandra
Espetáculo interativo para crianças inspirado no conceito da jornada do herói do escritor e mitologista Joseph Campbell e nas brincadeiras de pular elástico e cama de gato. Conectados por elásticos que se transformam em barco e ponte, o bailarino Der Gouvêa e o musicista Gabriel Draetta recriam caminhos e transformam o ambiente por meio dos elásticos em mar, mata, e cidade chegando ao ponto que encontram o conto. E qual será este conto? Vamos descobrir?

Dia 12, sábado, 16h.
Parque Lúdico. Grátis. Livre.

 

VIVÊNCIA
Jardim de Mel
Mandaçaias, jataís, iraís e arapuás! Sabia que temos mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão em nosso país? No Meliponário do Sesc você poderá conhecer algumas espécies nativas e aprender sobre a importância biológica e ecológica delas, diversas curiosidades e como podemos protegê-las. Aproveite para conhecer também o Hotel de Abelhas Solitárias e o incrível comportamento dessas abelhas. Com Ana Luiza Bovoy, agrofloresteira e criadora de abelhas.
Dia 12, sábado, 16h30 às 18h.
Meliponário. Grátis. Livre.

 

Movimentos criativos para crianças
De maneira lúdica, esta oficina com música ao vivo propõe uma investigação corporal para desperta a autonomia criativa dos participantes. Tem como objetivo desenvolver a criatividade, a observação de si e do outro, e as suas múltiplas relações entre corpos, movimentos e espaço. Com Der Gouvêa e Gabriel Draetta, bailarinos.
Dia 13, domingo, 10h30 às 12h30.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência

 

Espaço lúdico

Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar.

Oficinas aos domingos:

Brincando de colorir: divirta-se pintando diferentes desenhos

Dia 13, 14h às 16h30.

Sala do Curumim.  Grátis. 6 anos.

Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência.

 

EXIBIÇÃO
O último ônibus
(The Last Bus)
Reino Unido, 2022, 92′
Elenco: Timothy Spall, Phyllis Logan e Grace Calder
Tom, um viúvo de 90 anos, sai sozinho em uma viagem épica rumo à sua casa de 50 anos atrás, partindo de uma vila remota no nordeste da Escócia até o extremo sul da Inglaterra. Nessa jornada de 1.400 quilômetros ele luta contra o tempo e as limitações da idade para cumprir uma promessa a sua esposa, revisitando seu passado, conectando-se com um mundo moderno e multicultural
Dia 13, domingo, 17h.
Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

Nossa senhora do Nilo
(Notre-Dame du Nil)
BE/FRA/RU, 2019, 93′ I Dir: Atiq Rahimi
Elenco: Santa Amanda, Mugabekazi e Albina Sydney
Ruanda, 1973. Nossa Senhora do Nilo é um conceituado colégio interno católico, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Essas jovens, sejam elas hutu ou tutsi, compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações. Mas em todo o país, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida delas para sempre.
Dia 15, terça, 20h.

Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

PALESTRA

Envelhecimento: serviço e políticas sociais de cuidado

Dentro da programação permanente do TSI, no eixo sociedade e cidadania, convidamos a Profa. Dra. Solange Maria Teixeira, Coordenadora do Curso de Serviço Social e Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI para uma conversa sobre as políticas sociais de cuidado com a pessoa idosa.
Dia 16, quarta, 14h.
Teatro. Grátis. 60 anos.

 

RODA DE CONVERSA

A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?

O escritor, ativista, ambientalista, historiador, doutor em educação e curador de arte indígena Edson Kayapó discute as possibilidades e os desafios na abordagem da temática indígena na formação de professores, ao considerar as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo.

Dia 16, quarta, 18h30

Comedoria. Grátis. Livre.

 

BATE-PAPO
Criação artística e psicanálise

Com Leandro Augusto Rossi
Com uma apresentação musical de Leandro Rossi, da qual as composições são expressões das “paixões” em sua origem do grego “pathos”, que remete a doença e loucura, se abre um diálogo mediado pelos psicanalistas Patrícia Olandini e Pedro Choairy
Dia 16, quarta, 19h.
Teatro. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

OFICINA
Ursinho de pano
Costure um ursinho de tecido. Com material todo incluso, traga o seu kit costura (tesoura, alfinetes, agulha e fita métrica). Com Mariana Mendes, do Ateliê Mundo Urso.
De 17 a 31, quintas, 14h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.16 anos.
Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h

 

SHOW
Jazz Manouche Argentino
O virtuoso trio com os jovens músicos argentinos Seglie, Monsalve e Marrero
se encontra com o experiente músico portenho e organizador do Festival Django Argentina, Ricardo Pellican, e com os músicos brasileiro Nando Vicencio e Sandro Haick para uma noite do melhor do jazz gitano, com temas tradicionais do jazz manouche e da música argentina.
Dia 17, quinta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre.

 

OFICINAS
Impressões históricas de Piracicaba
Pequenas narrativas lúdicas sobre o surgimento da cidade de Piracicaba
Sebá Neto, fotógrafo e artista visual, apresentará os processos de impressão manual para crianças através de pequenos carimbos que contam um pouco da história do surgimento da cidade.
Dias 5 e 6, sábado e domingo, 14h às 16h30.
Dia 18, sexta, 14h às 17h.
Dia 19, sábado, 10h30 às 12h30.
Área de Exposições. Grátis. Livre.

Desenhar e pintar: observações com fotografia
Criar desenhos e pintar a partir de fotografias de elementos naturais coletados na unidade do Sesc Piracicaba utilizando materiais de colorir. As composições serão fotografadas pelo artista visual e fotógrafo Sebá Neto para serem utilizadas pelo participante da oficina.
Dia 18, sexta, 19h às 21h.
Dias 19/8 e 2/9, sábados, 14h às 16h.
Área de Exposições. Grátis. Livre.

 

SHOW
João Bosco
Show inspirado na sonoridade de Tom Jobim, Baden Powel e Paulinho da Viola, propondo uma mistura entre choro, afrobeat e jazz. No repertório, João Bosco canta algumas dezenas de sucessos em retrospectiva e clássicos como “Papel Machê”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Corsário”, convidando a plateia a cantar e celebrar juntos.
Dia 18, sexta, 20h.
Ginásio. 16 anos.
Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00 credencial plena

Início das vendas:

Online: dia 8 a partir das 17h.

Bilheterias: dia 9 a partir das 17h.

Show com cadeiras.

 

O papel da família, escola e associação de surdos na constituição da pessoa surda

As associações de surdos são consideradas a segunda casa das comunidades surdas. Isso acontece porque são nesses espaços que as crianças e os jovens surdos podem ter contato com referências positivas da surdez e ressignificar suas experiências de vida. Nesse bate-papo, o professor e mestrando Tiago Codogno Bezerra fala sobre a importância da relação entre associação, escola e família das pessoas surdas. Uma oportunidade de compreender que a construção de uma identidade positiva da surdez perpassa todos os âmbitos da vida social.

Dia 19, sábado, 15h às 17h.
Comedoria. Grátis. Livre.
Tradução em Libras

 

ESPETÁCULO
Viajantes das Galáxias
TrupeZonaDeTeatro
Zipt, Zept e Zupt são três viajantes bem atrapalhados. Eles descobrem que chegaram ao destino errado. Porém, como não podem simplesmente prosseguir com sua missão, decidem contar a história de como começou a República das Galáxias. Só assim terão energia suficiente para sua próxima viagem. Para tanto, se valem dos recursos disponíveis e muita imaginação.

Dia 19, sábado, 16h.
Teatro. Livre.
Ingresso – R$25,00 / R$12,50 / R$8,00 credencial plena/ /grátis para crianças até 12 anos

Início das vendas:

Online: dia 8 a partir das 17h.

Bilheterias: dia 9 a partir das 17h.

 

OFICINA
Puerpério e Amamentação
Oficina teórico-prática sobre mitos amamentação, fisiologia, pega correta, alterações emocionais e cuidados físicos da gestante. Com a presença de doulas e parteira, do Espaço Sankofa, Essência do Ser, Tu Vens, Graziela Silva e Carol dos Anjos.
Dias 20/8, domingo, 9h30 às 12h30.

Sala do Curumim. Grátis. Livre.

Dia 3/9, domingo, 9h30 às 12h30.

Local Externo: Espaço Ladeira: Rua Alameda Frei Sigrist, nº 80, Vila Cristina. Grátis. Livre.
Retirada de senhas no primeiro atendimento do Sesc e Espaço Ladeira com 30 minutos de antecedência

 

BATE-PAPO

Grandes papos para pequenos – Livro do mês: Os invisíveis, de Tino Freitas
Desde quando estamos preparados para pensar e debater temas que podem ser considerados difíceis, necessários, atuais e ao mesmo tempo desafiadores? A partir de contações de histórias inspiradas em livros, o projeto propõe encontros nos quais há espaço para a fala, escuta e diálogo entre e com crianças. Vamos soltar o verbo e assumir que pensar é um desafio para todos. Com Susana Diniz, da Cia Clara Rosa, Ádrima Paloma Possadas e Ediléia Pereira, educadoras e pesquisadoras (Unesp).
Dia 20, domingo, 10h30 às 12h.
Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre.
Recomendado para crianças maiores de cinco anos

Com interpretação em Libras

 

Espaço lúdico

Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar.

Oficinas aos domingos:

Imagens Ocultas: desafie suas habilidades visuais ao desvendar o enigma das figuras.
Dia 20, 14h às 16h30.

Sala do Curumim.  Grátis. 6 anos.

Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência.

 

AULA ABERTA
Apresentação e vivência de futebol Freestyle
Com Karine Duarte, recordista Brasileira Infantil de Embaixadinhas reconhecida pelo “Rank Brasil”, livros dos Recordes Brasileiro com a marca de 17.000 toques na bola ininterruptos. Em 2022, a atleta conquistou a 4° colocação no Torneio de Futebol Freestyle do Brasil promovido pela Confederação Brasileira de Futebol Freestyle.

Dia 20, domingo, 14h30.

Ginásio. Grátis. Livre.

 

EXIBIÇÃO E BATE-PAPO
Gordo, baleia: Gordofobia e o filme Baleia
Bate-papo seguido da exibição do filme A Baleia, ganhador do Oscar de 2023 que trata dos desafios da obesidade de Charlie no seu trabalho e nas relações pessoais. A partir dos elementos do filme a Profa. Dra. Denise Giácomo, nutricionista e psicanalista, irá trazer a questão da gordofobia pela abordagem biopsicossocial.
Dia 20, domingo, 16h às 16h30.

Teatro. Grátis. 16 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

A baleia
(The Whale)
USA, 2022, Drama, 117′
Dir: Darren Aronofsky I Elenco: Brendan Fraser, Samantha Morton, Ty Simpkins
Charlie é um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa e luta para se reconectar com a filha adolescente como sua única forma de redenção. Ganhador de diversos prêmios, incluindo 3 Oscar em 2023.

Dia 20, domingo, 16h30.
Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

OFICINA

Live Sculping com Max Porto

Max Porto, apresentador, artista visual, caricaturista e escultor apresenta seu trabalho que consiste em fazer esculturas caricatas de pessoas, famosas ou não.

Dia 22, terça, 19h30 às 21h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

EXIBIÇÃO
O folclorista
Dir. Thiago Altafini, com apresentação Congada do Divino Espírito Santo
BRA, 2023, 23’18’’
No Dia do Folclore, o Sesc apresenta um ensaio documental que propõe uma “arqueologia” audiovisual sobre os arquivos do Acervo João Chiarini, principal folclorista de Piracicaba. Após a exibição, haverá uma apresentação da Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba.
Dia 22, terça, 20h.
Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

OFICINAS
Preparações Saudáveis para um Cérebro Ativo
Uma alimentação saudável baseada no consumo de alimentos in natura (frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leites, cereais, castanhas) auxilia na prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCTN). A nutricionista, fitoterapeuta e chef de cozinha Jane Glebia aborda essa temática e ensina o preparo de receitas caseiras, práticas e nutritivas. Exclusiva para maiores de 60 anos.

Dia 23, quarta, 14h às 16h.
Teatro. Grátis. 60 anos.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

 

 

Reunião Pamonhas de Piracicaba

Encontro para relembrar e celebrar os artistas piracicabanos que fizeram história no Salão de Humor e a história do grupo Pamonhas de Piracicaba, que surgiu ainda no final dos anos 90 e colaborou para popularizar o humor gráfico em Piracicaba.

Dia 23, quarta, 19h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h

 

 

LANÇAMENTO
Trajetórias: uma breve reflexão sobre nossas matizes culturais
Lançamento da edição de 2023 do Trajetórias, projeto que homenageia as personalidades piracicabanas que contribuíram ativamente para o enriquecimento cultural da cidade, seja por despertarem reflexões ou desenvolverem novos conhecimentos capazes de fomentar novos olhares sobre nossas raízes.
Dia 23, quarta, 19h30.
Teatro. Grátis. Livre.

 

VIVÊNCIA

Mobilidade Articular
Aprenda a melhorar o padrão de movimento que realizamos tanto nas atividades diárias como na prática do esporte, por meio de movimentos simples como o agachar, empurrar, saltar, entre outros. Com a educadora Gil, do Sesc Sorocaba.
Dia 24, quinta, 14h30 às 15h30, 16h30 às 17h30 e 18h30 às 19h30.
Dia 25, sexta, 16h30 às 17h30.
Sala de expressão corporal. Grátis. 12 anos

 

RODA DE CONVERSA
Jardim de plantas sensoriais

Um encontro introdutório sobre as características de um Jardim Sensorial. Conversaremos sobre plantas e flores que sensibilizam e aguçam os sentidos do corpo humano. Com Andréia Gurgueira, bióloga, tem experiência como arte-educadora ambiental, com trabalhos de recuperação de áreas degradadas e projetos paisagísticos, e André de Marco, biólogo, educador ambiental, professor da rede pública e monitor pedagógico de ecoturismo, ambos da iniciativa Canto da Horta.

Dia 24, quinta, 19h.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência

 

AULA ABERTA
Doces e sobremesas africanos
Apresentação expositiva sobre as revoluções culinárias promovidas pelos africanos, com destaque para as sobremesas. Nesta aula show, aprenda a fazer duas receitas emblemáticas para alguns países onde a cultura afrodiaspórica tem grande destaque na culinária: malva pudim e mousse de inhame com cacau e macassá. Com o chef Aline Chermoula.
Dia 24, quinta, 19h às 21h30.
Comedoria. Grátis. Livre.
Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h

 

OFICINA

Criação de Tirinhas

Fabiane Langona, quadrinista, cartunista e artista visual brasileira ensina sua técnica de desenhar tirinhas. No seu currículo possui trabalhos publicados em grandes veículos do humor gráfico, como revista MAD, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo no suplemento Folhateen, portal UOL, revistas TPM e Mundo Estranho. Em 2011, venceu o HQMix na categoria “Melhor Publicação de Humor Gráfico” com sua primeira publicação.

Dia 24, quinta, 19h30 às 21h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

SHOW
Bina Coquet Quarteto
Show que apresenta clássicos da música brasileira e suas composições próprias passeando pelo samba, frevo, baião entre outros com a linguagem do jazz cigano. O violão de Django transcende para um cavaquinho, fazendo virtuoses como mestre Dino, “batucando” as cordas como Baden Powell e João Gilberto, produzindo choros como o bandolim de Jacob.
Dia 24, quinta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre.

RODA DE CONVERSA

Afrofuturismo em sons – uma jornada pela música africana

Apresentações e debates sobre o continente africano, passando pela musicalidade, culinária, dança, empreendedorismo, moda, linguagem e tecnologia, a partir de narrativas de estudantes e profissionais africanos provenientes de países como Angola, Benin, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, mas que hoje vivem no Estado de São Paulo. Com Marseu de Carvalho, de Angola, e Otis Selimane, de Moçambique
Dia 25, sexta, 19h.

Comedoria. Grátis. 16 anos.

Inscrições em bit.ly/afroblackagosto a partir de 1/8.

 

AULA ABERTA

Garuda Dhara
Movimentos que combinam a força do core e o foco do Pilates com a fluidez da dança, em busca do corpo mais forte, mais flexível e tonificado. O Garuda Dhara (com a cadeira) permite descobrir as raízes (conexão dos pés com o chão) e a essência de nossos movimentos, tornando os movimentos mais avançados em mais acessíveis a alunos lesionados. Com Gerusa Gurak.
25, sexta, 19h às 21h.
Ginásio. Grátis. 12 anos

 

OFICINA

Bate-papo: o mercado dos quadrinhos

Sidney Gusman é um dos maiores especialistas em quadrinhos no País, com diversos artigos publicados, editor-chefe do Universo HQ, o principal site sobre quadrinhos do Brasil. Sete vezes vencedor do HQMix e desde 2006, lidera o planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções. Nesta atividade ele fala sobre o mercado dos quadrinhos, o mercado para artistas do humor gráfico e seu futuro.

Dia 25, sexta, 19h30 às 21h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

SHOW

Ciça Moreira

Ciça Moreira apresenta o show “Conflitos” que transita pelo universo do seu último álbum conceitual onde as músicas se conectam carregando histórias. Conflitos é um álbum de Rock, que traz diferentes estilos dentro desse universo alcançando diversos públicos. O show também conta com faixas instrumentais e passagens, trazendo um espetáculo ainda mais dinâmico.

Dia 25, sexta, 20h.
Teatro, 16 anos.

Ingresso – R$25,00 / R$12,50 / R$8,00 credencial plena.

Início das vendas:

Online: dia 15 a partir das 17h.

Bilheterias: dia 16 a partir das 17h.

 

RODA DE CONVERSA
Jardim de plantas sensoriais

Um encontro introdutório sobre as características de um Jardim Sensorial. Conversaremos sobre plantas e flores que sensibilizam e aguçam os sentidos do corpo humano. Com Andréia Gurgueira, bióloga, tem experiência como arte-educadora ambiental, com trabalhos de recuperação de áreas degradadas e projetos paisagísticos, e André de Marco, biólogo, educador ambiental, professor da rede pública e monitor pedagógico de ecoturismo, ambos da iniciativa Canto da Horta.

Dia 24, quinta, 19h.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência

 

VIVÊNCIA

Menegatti (Movimento Fluente)
Proposta educativa pela movimentação com foco na percepção da organização (morfo)estrutural, sincronização e sequenciamento articular, sequências de ações, para que os alunos sejam capazes de inserir uma nova perspectiva em sua prática pessoal. Com Camila Luchetti.
Dia 26, sábado, 9h30 às 17h45.
Praça. Grátis. Livre.

 

 

Bioenergética
Os Grupos de Movimento, colocam os participantes em contato com o próprio corpo para buscar restabelecer o equilíbrio energético, despertar a intuição e a criatividade através do aumento da sua sensibilidade e consciência, desenvolvendo sua autopercepção. Com Dante Moretti.
26, sábado, 9h30 às 10h45.
Ginásio. Grátis. 12 anos

 

OFICINA
Diversidade e cultivo de cogumelos
Uma introdução à biologia dos fungos, passando por temas como: obtenção e manutenção de fungos de interesse; produção e inoculação de substrato; frutificação e climatização para o cultivo; colheita, pós-colheita e vendas; sociedade, meio ambiente e sustentabilidade. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar e aprender técnicas importantes para terem seu próprio cultivo caseiro de cogumelos comestíveis, seja por hobby ou mesmo como uma atividade rentável. Com Gustavo Barros e Guilherme Aranha, biólogos, educadores e fungicultores na La Casa de Cogus.
Dias 26 e 27, sábado e domingo, 10h às 13h.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência

 

VIVÊNCIA

Inner Balance

O Inner Balance promove uma organização anatômica e funcional, reprogramando este corpo através do diálogo entre o corpo em movimento com os sentimentos e as emoções. Tem como objetivo auxiliar o praticante a organizar-se de forma inteligente, desenvolvendo/devolvendo ao corpo uma maneira saudável de realizar os movimentos do cotidiano com a máxima eficácia e com o mínimo gasto de energia (por exemplo, a organização do corpo para sentar-se e levantar). Com Camila Tobaldini.

Dia 26, sábado, 11h às 12h30.
Ginásio. Grátis. 12 anos.

 

2º ENCART – Encontro de Cartunistas

Cartunistas de Piracicaba recepcionam e celebram a obra do artista cubano Angel Boligán, que apresenta seus trabalhos, faça de seu processo criativo e sua história de vida. Boligán, que hoje vive no México, começou a colaborar como caricaturista no Museu Internacional do Humor, em Cuba, país em que publica regularmente seus desenhos na imprensa nacional.

Dia 26, sábado, 14h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

OFICINA

Kizomba

Experimente o gênero musical e estilo de dança angolano kizomba. Com Marseu de Carvalho, de Angola.
Dia 26, sábado, 14h.
Sala de Expressão Corporal. Grátis. 16 anos.

Inscrições em bit.ly/afroblackagosto a partir de 1/8.

 

vivência

Pilates com Visão Somática

Aula baseada nos princípios do Pilates, com o entendimento somático do corpo. Observar como o movimento funciona para além dos músculos, levando em consideração o tecido fascial. Com Solange de Paula
Dia 26, sábado, 14h30 às 16h.
Ginásio. Grátis. 12 anos.

 

CIRCO
A Espetacular Volta ao Mundo
Cia Bella Dona
Belinha e Kilometro são dois palhaços charmosos e divertidos que afirmam ter dado a volta ao mundo em uma aventura incrível. Eles usam todo o seu charlatanismo e habilidades de persuasão para convencer o público de que suas histórias são verdadeiras. Durante suas viagens, eles convidam o público a conhecer personagens incríveis de terras distantes, que têm habilidades inimagináveis, como telepatia, tiro ao alvo, adestramento de feras e acrobacias espetaculares.

Dia 26, sábado, 16h.
Teatro. Livre.

Ingresso – R$25,00 / R$12,50 / R$8,00 credencial plena/ grátis para crianças até 12 anos.

Início das vendas:

Online: dia 15/8 a partir das 17h.

Bilheterias: dia 16/8 a partir das 17h.

 

VIVÊNCIA

Rolfing em Movimento
Rolfing é um método de reorganização corporal. A orientação do movimento corporal no campo gravitacional, possibilita a organização do tecido miofascial e uma melhor consciência corporal, gerando maior flexibilidade, equilíbrio e autoconhecimento.
Dia 26, sábado, 16h15 às 17h45.
Ginásio. Grátis. 12 anos.

 

Pilates para gestantes
Exercícios físicos que ajudam na preparação para o parto, no pós-parto e também na prevenção e tratamento da diástase abdominal. Com Juliana Sesso
Dia 27, domingo, 9h30 às 11h.
Sala de expressão corporal. Grátis. 16 anos.

 

PASSEIO

Re-conhecendo Piracicaba: Pirassicava – Rota Indígena
Você sabia que entre 1500 e 4000 mil anos atrás a cidade de Piracicaba foi um lugar de grande encontro de povos indígenas? Uma presença que deixou marcas arqueológicas e culturais percebidas até hoje. Conheça os vestígios dessa presença, que vai muito além do nome da cidade. A proposta é caminhar, refletir e revisitar territórios indígenas históricos da cidade.
Dia 27, domingo, 10h às 11h30.
Saída do estacionamento do Sesc. Grátis.

Não recomendado para menores de 10 anos

 

 

VIVÊNCIA
Bora Brincar
O Bora Brincar é um convite à interação dos adultos com as crianças. Um espaço recreativo para o tempo e as possibilidades de convivência ativa, onde o livre brincar e a exploração de movimentos corporais aconteça.
Dia 27, domingo, 10h às 13h.
Praça. Grátis. Livre.

 

Pilates e Fáscia
Exercícios que trabalham o core (músculos da cavidade abdominal), integrados e conectados através dos apoios dos pés e das mãos, ajudam na liberação da fáscia e na mobilidade das articulações, contribuindo para a saúde e bem-estar dos praticantes. Com Camila Tobaldini.
Dia 27, domingo, 10h às 11h30.
Ginásio. Grátis. 12 anos.

 

Move Flow
É um método que utiliza bolinhas texturizadas, estimula a fáscia de forma simples e integrada utilizando a música como fio condutor. Tem como objetivo melhorar a flexibilidade, o tônus, prevenir e/ou diminuir dores e tensões. Com Camila Tobaldini.
Dia 27, domingo, 11h45 às 13h.
Ginásio. Grátis. 12 anos.

Espaço lúdico

Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar.

Oficinas aos domingos:

Costurando desenhos: trace seu desenho com agulha e linha.
Dia 27, 14h às 16h30.

Sala do Curumim.  Grátis. 6 anos.

Entrega de senhas no primeiro atendimento com 30 minutos de antecedência.

 

SHOW
Oderiê

Artista multimídia da etnia Charrúa, não -binário, que funde sua música futurista e indígena contemporânea às interpretações sensíveis e ancestralidades afro-brasileiras. Um encontro sonoro e de oralidades contra hegemônicas dos territórios que quiseram apagar pessoas não-brancas, que acalanta, informa, e resiste, no presente, ao projeto colonial da branquitude “brasileira”.

Dia 27, domingo, 15h30

Parque Lúdico. Grátis. Livre.

 

EXIBIÇÃO
Nintendo e eu
(Death of Nintendo)
Filipinas, 2023, 99′
Dir: Raya Martin I Elenco: Noel Comia Jr., Agot Isidro e Moi Marcampo
No início dos anos 1990 nas Filipinas, após uma série de terremotos que causam a erupção do vulcão Pinatubo e o corte de energia da cidade, Paolo e seus amigos, viciados em videogames, acabam tendo que sair de casa e se envolvendo em diferentes situações e dramas reais, que os ajudarão a crescer e amadurecer como nunca imaginaram.
Dia 27, domingo, 17h.
Teatro. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

PALESTRA
Zumbido e tontura no processo de envelhecimento
Ao realizar ações do dia a dia como atravessar uma rua, andar sobre calçada ou passarela, ou mesmo se levantar da cama, você tem a sensação de girar, visão embaralhada ou turva, ou caminhar oscilante? Tais sintomas, popularmente conhecidos como tonturas, assim como o zumbido (que pode ser em forma de apito, chiado, estalo ou clique) são comuns em adultos e idosos. Venha compreender a relação dessa dessas manifestações no processo de envelhecimento. Com Aline Arieta, fonoaudióloga, especialista em audiologia, doutora em saúde coletiva.
Dia 29, terça, 14h.
Teatro. Grátis. 60 anos.

 

OFICINA

A Revolução Silenciosa: Ferramentas Inteligentes para o dia a dia

Unindo tecnologia e cotidiano, esta atividade apresenta algumas ferramentas de inteligência artificial que podem potencializar sua produtividade. Descubra como tornar suas atividades diárias mais simples e eficientes, explorando as diversas possibilidades destas novas ferramentas. Com Maurício Pinheiro, Educador de Tecnologias e Artes.

Dia 29, terça, 19h30 às 21h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.

Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 1/8 às 14h.

 

EXIBIÇÃO
Midsommar: O mal não espera a noite
(Midsommar)
EUA/SWE, 2019, 148′ I Dir: Ari Aster
Elenco: Florence Pugh, Jack Reynor e Will Poulter.
Após uma tragédia familiar, um casal americano se junta a alguns amigos em um festival de verão em uma remota vila sueca. O que começa como um despreocupado feriado de verão muda completamente quando os moradores da ilha convidam os visitantes a participar das festividades que se tornam cada vez mais perturbadoras. Filme ganhador de 27 prêmios, entre eles o Critics Choice Award, MTV Movie Award e Independent Spirit Award.
Dia 29, terça, 20h.
Teatro. Grátis. 18 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

VIVÊNCIA

Recarregando a bateria
Atividade divertida de musicoterapia com bateria e percussão que estimula desenvolvimento da coordenação motora e da memória muscular com ritmos, brincadeiras e jogos cognitivos. Entre sambas, valsas, marchas e cirandas, esta vivência com tambores e cores envolve, integra e alegra. Com Maicon Araki, músico percussionista e educador.
Dias 30/8 a 13/9, quartas, 14h às 16h. Teatro. Grátis.

 

 

SHOW
Hot Club de Piracicaba – Django e Noel 111 Anos
Show que homenageia Django Reinhardt e Noel Rosa, ambos violonistas e compositores nascidos em 1910. Considerado o patrono do gypsy jazz, estilo que surgiu da fusão entre a música cigana e o jazz americano, com o seu “Quinteto do Hot Club da França”, Django gravou inúmeros álbuns e tornou-se um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos. Já Noel, nascido do Rio de Janeiro, foi um dos nomes mais importantes na história da Música Popular Brasileira, autor de clássicos como “Três Apitos”, “Com que roupa”, “Conversa de Botequim” e “Palpite Infeliz”.
O Hot Club de Piracicaba se apresenta com André Grella (piano), Eliezer Silva (trompete), Frank Edson (tuba), José Fernando Seifarth (violão/guitarra), Eloy Porto Neto (trombone e vocal) e Wagner Silva (bateria).

Dia 31, quinta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima