Programa Vizinhança Solidária está em 33 bairros de São Pedro

Programa implantado em São Pedro em 2019 está presente em 33 bairros do município.

A segurança pública é dever do Estado, no entanto é, também, direito e responsabilidade de todos. Com esse objetivo, a Polícia Militar de São Paulo lançou o “Vizinhança Solidária”, em 2018, programa implantado em São Pedro em 2019 e já presente em 33 bairros do município.

A ação é voluntária, aberta a qualquer pessoa, e implantada em qualquer comunidade, a partir da solicitação de um grupo de vizinhos à Polícia Militar, que disponibiliza aos integrantes do bairro a adesão ao programa e a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária e medidas básicas de segurança pessoal e coletiva.

A prevenção primária consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação ou redução de condições propícias ao delito, como falta de iluminação, terrenos baldios, buracos nas ruas, imóveis ou veículos abandonados.

Segundo o Capitão Gustavo Gravena, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Pedro, os representantes dos bairros que aderiram ao programa tem se mostrado bastante participativos e alguns bons resultados já foram obtidos. É o caso de uma ocorrência de furtos, no início de julho, nos bairros Jardim Botânico e Mariluz, onde um indivíduo expropriou sensores de presença. No mesmo dia, o líder comunitário do “Vizinhança Solidária” do Jardim Botânico entrou em contato com os agentes da Polícia Militar para a tomada de providências.

“Foram passadas as informações de vídeos gravados pelas câmeras da residência. Com esses dados, já no dia seguinte, foi qualificado e localizado o indivíduo, que confessou ter cometido os furtos”, revelou o capitão, que encaminhou a ocorrência à Polícia Civil para a expedição do mandado de prisão.

“A participação conscientiza o cidadão sobre seu papel na segurança pessoal e coletiva, aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local onde mora, trabalha ou estuda, ao mesmo tempo em que desenvolve o sentimento de responsabilidade social, dissipa as diferenças e melhora a organização urbana”, acrescentou.

Em São Pedro, o programa Vizinhança Solidária, da Polícia Militar, encontra-se ativo nos bairros Parque Alto da Serra, Chácara Primavera, Alpes das Águas, Thermas 1, Recanto São Pedro, Novo Horizonte, Vila Nova, Santa Mônica 1, Santa Mônica 2, Residencial São Pedro, Residencial São Francisco, Capim Fino 1, Capim Fino 2, Floresta Escura, Condomínio Serra Verde, Theodoro de Souza Barros, Vista Alegre, Botânico, Jardim Botânico 1000, Alto Botânico 2000 (Campos Botânico e Alto do Botânico), Jardim Nova Estância, Jardim Mariluz, Jardim Mariluz 3, Recanto das Águas, Alpes da Serra, Colinas de São Pedro (alto), Jardim Santana, Mirante Águas de São Pedro, Centro (Vila Helena), Chácaras Camargo II (Thermas), Gioconda, Jardim Holiday e Jardim Bela Vista.

Serviço: Contato da Polícia Militar disponível para adesão do bairro ao programa “Vizinhança Solidária”.
Telefone: (19) 3483-1269. E-mail: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima