Segurança Alimentar – Smads promove primeira reunião sobre a câmara intersetorial

Horta comunitária desenvolvida ao lado da Casa do Hip Hop

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove hoje, 20, a partir das 13h, no anfiteatro do Centro Cívico, a primeira reunião sobre a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que integra a Coordenação de Segurança Alimentar da Smads. Interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/BEiVarUYQq67coen7. O evento é aberto a toda a população. Intenção da reunião é apresentar os propósitos da Caisan para autoridades, profissionais e sociedade em geral.

O evento contará com apresentação de ações de segurança alimentar realizadas pela Casa do Hip Hop e palestra sobre o papel da Caisan, ministrada por Vanuzia Teixeira, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

CONQUISTA – A Caisan, conforme explica a titular da Smads, Euclidia Fioravante, é um ganho para o município. “A regulamentação dessa Câmara é uma grande conquista para o município. Ela nos permitirá referenciar a população mais vulnerável, identificar tudo que já é feito e, a partir disso, propor novas ações”.

Sua fala é complementada por Savana Fernandes, da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Smads, que afirma que a Caisan qualifica a política pública. “Qualifica a política e legitima as ações dos gestores públicos, além de permitir olhar o sistema de produção, as potencialidades e vulnerabilidades do município para monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos de Segurança Alimentar nos orçamentos anuais e dos resultados e impactos da política”.

A Caisan tem, entre suas principais atribuições, a finalidade de promover a articulação e a integração dos órgãos, entidades e ações relacionadas à área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a responsabilidade de elaboração e execução do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme as demandas apontadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). Ela é composta por representantes das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Agricultura e Abastecimento (Sema), Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Educação, Saúde, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima