Física quântica e Medicina

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho

Os cientistas ainda não conseguem entender os mistérios do universo utilizando “apenas o raciocínio linear”.

Segundo Gary Zukav, em seu livro A dança dos mestres Wu Li: uma visão geral da nova física, ele disse em 1893 para seus alunos que não havia mais necessidade de existir doutores em física. Segundo ele, a ciência já havia estabelecido que o universo é uma “máquina de matéria” constituída de átomos físicos individuais que obedecem as leis da mecânica newtoniana. Só cabe aos físicos refinar seus métodos de medição.

Três anos depois, o conceito de que o átomo era a menor partícula no universo caiu por terra com a descoberta de que ele é constituído de elementos ainda menores, os chamados partículas subatômicas. Com essa outra descoberta ainda mais contundente: a de que os átomos emitem “energias estranhas”, como raio X e radioatividade. Na virada do século 20, uma nova geração de físicos se propôs a mostrar a relação entre energia e estrutura da matéria. Dez anos mais tarde, deixaram de lado os conceitos newtonianos do universo material porque perceberam que o universo não é composto de matéria suspensa no espaço vazio, mas sim de energia.

A física quântica descobriu que os átomos são constituídos de energia que giram e vibram constantemente. Cada átomo é um centro que gira e irradia energia e cada um deles tem uma assinatura(movimento) e constituição Partículas subatômicas próprias. Por isso emitem coletivamente padrões de energia que podem ser identificados. Todo material no universo, incluindo você e eu, irradiamos uma assinatura energética única.

Os Cientistas jamais conseguirão entender os mistérios do universo utilizando “apenas o raciocínio linear”.

Na prática, o átomo é invisível. Quando se observa sua estrutura, o que se vê é apenas vácuo. Não há matéria física. Surpreso?

A substância matéria surge do nada. Você está segurando um livro bem sólido nas suas mãos? Mas se colocá-lo sob a lente de um microscópio atômico verá que não está segurando coisa alguma.

A descoberta de que mecanismos tão diferentes controlam a estrutura e o comportamento da matéria poderia ajudar a biomedicina a conhecer melhor a saúde e as doenças. No entanto, médicos, biólogos e químicos continuam a ser treinados a ver o corpo simplesmente como uma máquina física que opera dentro dos princípios newtonianos… mas isso vai mudar com o entendimento da física quântica.

A matéria pode ser definida tanto como um conjunto de partículas sólidas quanto como um campo (onda) de força de energias. Quando os cientistas estudam as propriedades físicas dos átomos, como massa e peso, referem a eles como matéria física. No entanto, quando os mesmos átomos são descritos em termos de potencial de voltagem e extensões de onda são chamados de propriedades de energia(ondas). O fato de que a energia e matéria são a mesma coisa é o que Einstein concluiu ao dizer que E=mc2. Ou seja: energia (E) = matéria (m, massa) multiplicada pela velocidade da luz(c) ao quadrado. Einstein revelou que não vivemos em um universo de objetos físicos separados por espaço vazio. “O Universo é um Ser Completo, Dinâmico e indivisível no qual energia e matéria estão intimamente ligadas que não se pode considerá-las elementos independentes”.

Na ânsia de descobrir os mecanismos que controlam o corpo, os pesquisadores focam sua atenção em uma série de sinais físicos classificados em famílias químicas, incluindo alguns hormônios como a citocina, os fatores de crescimento, os supressores tumorais, mensageiros e íons.

Como ainda seguimos a linha newtoniana, acabamos ignorando a importância da energia, ou seja, da física quântica quando se trata de saúde e das doenças.

______