1932 – Revolução é tema de exposição no Museu Prudente de Moraes

Exposição contém peças do acervo do museu. Crédito: Divulgação/CCS

 

Para marcar os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado no próximo 9 de Julho (domingo), o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), sedia a exposição Revolução Constitucionalista de 1932, elaborada com objetos do acervo da própria instituição. A mostra será aberta no sábado, dia 8/07, às 10h, com entrada gratuita.

A exposição apresentará diversos tipos de materiais utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Vargas. A curadoria é do diretor do museu, Maurício Beraldo, e da restauradora e restauradora de acervos Ana Torrejais.

Serão expostas imagens, medalhas, documentos, peças de uso cotidiano das tropas, indumentárias, dentre outros objetos que atualmente guardam a memória de pessoas e ex-combatentes.

O acervo do Museu Prudente de Moraes guarda um grande número de objetos e documentos referentes a este importante conflito, frutos de doações dos próprios combatentes ou de seus familiares.

Como conta Beraldo, Piracicaba teve uma grande participação na Revolução de 1932. “Mais de 900 pessoas foram enviadas para o front, entre soldados, enfermeiras, cozinheiras e outros profissionais. É um evento de muito interesse à população da cidade, que anualmente espera esta exposição no Prudente de Mores”.

_________

SERVIÇO

Exposição Revolução Constitucionalista de 1932. Inauguração no sábado, 8/07, às 10h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Na rua Santo Antonio, 641, Centro. Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069 e www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima