Mauricio Picazo Galhardo

IMPORTAÇÃO DE LEITE
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor produtivo participaram, de reunião com a deputada Ana Paula Leão e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir a importação de leite no país. O crescente e expressivo aumento da importação de leite em pó em 2023 tem preocupado o setor lácteo brasileiro, principalmente em razão dos impactos na competividade do pequeno e médio produtor de leite.

 

ENCONTRO
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu os representantes do Mapa nos estados brasileiros no primeiro Encontro Nacional de Superintendentes Federais de Agricultura e Pecuária (SFAs). O objetivo do encontro, é promover uma troca de conhecimentos e um alinhamento voltado à gestão de acordo com as diretrizes do governo. Na abertura do evento, ministro e secretários compartilharam temas referentes às áreas, visando uma apresentação da atuação, bem como do conjunto de projetos e ações a serem executados no âmbito dos estados.

 

PLANO SAFRA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para debater as prioridades do Plano Safra 2023/2024. Apesar dos desafios que sempre antecedem a revelação do montante do Plano Safra, o líder da bancada, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), acredita que o diálogo realizado nos últimos meses vai surtir efeito.

 

PRODUÇÃO DE TRIGO
A produção de trigo no Brasil deve sofrer uma leve redução neste ano, mesmo com a área a ser plantada no País podendo superar a de 2022. Já na Argentina, estimativas atuais apontam recuperação da oferta nesta safra, caso o cenário seja de normalidade climática. A Conab indica uma área plantada com trigo de 3.384 milhões de hectares, superando o relatório anterior, cuja expectativa era de 3.302 milhões de hectares e também a área em 2022, que foi de 3.086 milhões de hectares.

 

MORANGO
A Embrapa Clima Temperado (RS) desenvolveu uma cultivar nacional de morangueiro que se destaca pela precocidade do início da produção dos frutos, o que permite intervalo menor entre plantio e início da colheita, aumentando a janela de produção por até sete meses (de junho a dezembro) e estendendo a oferta de frutas de qualidade. Para o produtor, isso maximiza o retorno econômico pela obtenção de preços mais elevados em período anterior às principais cultivares disponíveis no mercado.

 

ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participou da 28ª edição do maior evento hortifrutícola da América Latina, a Hortitec. O evento foi em Holambra/SP, contou com 490 expositores, do Brasil e do exterior, e recebeu cerca de 32 mil visitantes que movimentarão aproximadamente R$ 400 milhões em negócios.

 

FORUM ABRAS
A diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot, participou, do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados em Brasília (DF). Como coordenadora do grupo de trabalho Combate a fome através da conexão do mapa do desperdício com o mapa da fome, Gislaine detalhou o conceito por trás da iniciativa que vem sendo desenvolvida por uma coalizão multissetorial de entidades.

 

HORTITEC 2023
Pesquisas e inovações da APTA Regional em horticultura sustentável na Hortitec 2023. A atuação da unidades de pesquisas visam transferir tecnologias para horticultores das diferentes cadeias produtivas. A APTA Regional, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), levou para “Exposição Técnica de Horticultura de 2023” (Hortitec 2023), em Holambra-SP, tecnologias dos Sistemas de Produção Resilientes às Mudanças Climáticas, das Novas Fontes de Alimento com Características Nutracêuticas e de Cultivares Resistentes a Doenças de maior Produtividade e Precocidade.

 

REFLORESTAMENTO
Mais de 167.000 mudas nativas produzidas. Esse é o saldo do programa “Florestamento – Recomposição da Área de Preservação Permanente”, promovido pelo SENAR-SP. Com pouco mais de um ano de existência e a parceria de sindicatos rurais, a iniciativa tem como objetivo capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de mudas nativas e na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs). (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima