Pacientes têm cirurgia para catarata agendada

Triagem teve início com ação dos agentes comunitários de saúde, que foram treinados pelo médico oftalmologista Rafael Guena

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social e em parceria com o Hospital de Olhos de Piracicaba, sob coordenação dos oftalmologistas Rafael Guena e Carolina Weiss Aloisi, realizou no domingo (18) na Umis, um mutirão para atendimentos de pacientes pré-selecionados para a cirurgia de catarata. Foram agendados 180 atendimentos e os que tiveram diagnóstico confirmado para cirurgia, saíram do atendimento com o procedimento agendado.

O mutirão é resultado de um trabalho iniciado com um treinamentofeito pelo médico Rafael Guena com os agentes comunitários de saúde, que foram orientados a realizar em pacientes acima dos 55 anos um teste de acuidade visual. Os identificados com maior probabilidade de ter catarata, participaram das avaliações realizadas pelos médicos no domingo.

Além dos médicos Rafael Guena e Carolina Aloisi, outros 6 médicos e 3 técnicos participaram dos atendimentos, que contaram ainda com apoio de servidores da Saúde de São Pedro. Além da avaliação clínica, os pacientes receberam orientações sobre procedimentos pré-operatórios.

“Os agentes comunitários de saúde foram treinados pela nossa equipe para identificar pessoas com maior chance de ter catarata. Neste domingo fizemos a reavaliação dos pacientes convocados pelos agentes e nos casos confirmados após exames, agendamos as cirurgias que vão acontecer ainda este mês”, explicou Guena.

O prefeito Thiago Silva agradeceu todos os envolvidos na ação e lembrou que esta é mais uma etapa de parceria iniciada em 2013. “Entre janeiro de 2013 e junho de 2023 foram realizadas aproximadamente 2.000 cirurgias de catarata para pacientes de São Pedro. Esta é uma nova etapa que se inicia para atender pacientes identificados com a ajuda do trabalho dos agentes comunitários de saúde”, destacou.

O secretário de Saúde Leandro Sanches também agradeceu o empenho de todos para a realização do mutirão. “Esse trabalho é muito importante para o acompanhamento da saúde oftalmológica dos pacientes. Trabalhamos todos os dias para melhorar a saúde em nosso município”, disse.

NOVO PROJETO – Outra parceria que vai trazer resultados práticos em breve é o Projeto  Olhar Sempre, que fará avaliações oftalmológicas de estudantes da rede municipal de ensino de São Pedro a partir do 2º semestre. A ação terá início nas Emebs Guido Dante e Ricarda de Paiva Lima Berzin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima