GCM – Equipe recebe homenagem por salvamento de bebê engasgado

Nilton Francisco Barbosa, Alice da Silva Romualdo, Oswaldo Belarmino Valadão Junior, Paulo Campos, Jose Claudinei Canova, Fabrício Polezi e André Luís Alexandrino. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

Voto de congratulações reconhece guardas que participaram de atendimento telefônico, no mês passado, que salvou recém-nascido engasgado com leite materno

 

 

Foi entregue na tarde desta sexta-feira (16), em cerimônia realizada na Sala de Reuniões da Presidência da Câmara Municipal de Piracicaba, o requerimento 476/23, que concede voto de congratulações a Guardas Civis Municipais (GCM) que participaram, no dia 23 de maio deste ano, via instruções telefônicas, do salvamento de um bebê engasgado com leite materno.

A propositura é de autoria de Paulo Campos (Podemos), que entregou a honraria, na companhia do vereador Fabrício Polezi (Patriota), à equipe que participou da operação.

A ocorrência, de acordo com o texto do requerimento, teve a orientação do subinspetor José Claudinei Canova, o oficial do dia, e contou com a participação dos GCMs Andre Luis Alexandrino, Savana Leme Cesarino, Alice da Silva Romualdo, Oswaldo Belarmino Valadão Junior e Nilton Francisco Barbosa.

“Faltava pouco para o meio dia, o telefone 153 da Guarda Civil de Piracicaba tocou e foi atendido pelo guarda-civil Alexandrino. Do outro lado, a dona de casa Edna Ferreira Moreira, 26, desesperada, pedia ajuda porque o filho, com 43 dias de vida, estava engasgado com leite e catarro – o menininho está gripado – e a boca já começava a arroxear”, relata o texto da propositura.

Na sequência, o relato informa que Alexandrino, por telefone, pediu para que mãe virasse o bebê de bruços, “o colocasse no braço dela de maneira que a mão dela chegasse até o pescoço dele e para dar alguns tapinhas nas costas dele”. Segundo o texto, após a realização das manobras, o bebê voltou a respirar.

“Em nome do Câmara, gostaria de parabenizar a todos vocês pela bravura, pela forma tão dinâmica que conduziram esse processo, salvando uma vida”, disse o vereador Paulo Campos, que defendeu a importância da Casa reconhecer ações deste tipo, que evidenciam o papel da Guarda para muito além do combate à criminalidade.

O autor da homenagem ainda aproveitou a ocasião para solicitar ao Executivo celeridade no envio à Câmara de um novo estatuto para a corporação: “com absoluta certeza essa Casa cobrará duramente o Prefeito para que envie a nós o estatuto da GCM, para que o votemos e que possamos devolver a vocês a dignidade merecida”, falou.

Fabrício Polezi também parabenizou a equipe pelo salvamento e, em seguida, acrescentou: “nossos heróis não usam capa. Nosso heróis usam farda azul, sentem dor, sangram e choram. Então, parabéns pelo trabalho e pela coragem de vocês”.

Dirigindo-se aos GCMs presentes, o subinspetor Canova agradeceu o reconhecimento do legislativo e disse: “vocês são profissionais ilibados, estão de parabéns. Com pouco, vocês fazem muito. Portanto, só tenho a agradecer”.

Alice da Silva Romualdo, que participou do acionamento das viaturas que se deslocaram até o local da ocorrência, falou que, em 23 anos de GCM, essa foi a primeira vez que participou de um salvamento dessa natureza: “foi muito gratificante”, disse. “A viatura chegou em poucos minutos, foi muito rápida. E quando a mãe falou para o Alexandrino que a criança tinha respirado, até lágrimas vieram, pois é muita alegria saber que tudo deu certo”, acrescentou.

Valadão Junior, que estava junto com Nilton Barbosa na viatura que atendeu a ocorrência, disse: “ao chegarmos lá nos deparamos com um bebê, e isso mexe com o íntimo de qualquer pessoa. Mas a equipe como um todo foi muito coesa e agiu rápido. Fiquei muito feliz em participar desse momento, de alguma forma ajudar a salvar uma vida”.

“A equipe não mediu esforços. Só tenho a agradecer por fazer parte dela”, concluiu o GCM Alexandrino.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima