TaekwonDo – Nippon garante título para a Noiva da Colina

O evento transmitido ao vivo no Youtube pelo Canal de Piracicaba… Crédito: Divulgação

“Dessa vez ficou em casa”, afirmou Frederico Mitooka – coordenador da modalidade TaekwonDo — ao se referir ao resultado de sua equipe na IV etapa do Campeonato Paulista realizado na cidade no último domingo dia 28 de maio.

Com mais de 400 atletas de todo Estado de São Paulo que vieram para a cidade em busca de pontos para o ranking paulista, o C.A.R. Dojan Nippon representando Piracicaba acabou na primeira colocação na modalidade de combate – a mesma disputada nos Jogos Olímpicos. Na segunda colocação, ficou a cidade de São Vicente seguido da equipe de Boituva, Itapetininga e Campinas respectivamente.

Na modalidade de Poomsae (formas), o título ficou para a equipe de Campinas, seguida pela equipe Fly Kicks, Triad e IMC, todos da capital paulista. Para fechar o grupo dos mais bem colocados na competição, a equipe de Unicamp de Campinas ficou na quinta colocação.

O destaque do evento foram os Jogos Sang Ming Cho – uma espécie de gincana realizada para introduzir as crianças a partir de 4 anos no meio esportivo fora das competições tradicionais de combate e formas. Participaram das provas cerca de 70 crianças sendo que 60 crianças eram da cidade de Piracicaba.

Apesar das provas dos Jogos Sang Ming Cho não somarem pontos na classificação geral, o evento chamou a atenção do público e garantiu a emoção da criançada e dos pais que estiveram presente no ginásio. “Os Jogos Sang Ming Cho foram importantes para que os pais pudessem entender que a prática do Taekwondo está muito além das competições tradicionais de luta”, afirmou Leidiane que atuou como coordenadora do evento.

Estreando também em uma nova função, Débora Nunes foi a líder da equipe que alcançou o título de campeã. “Foi muito emocionante atuar com a criançada. Eles deram o melhor nos combates e me senti motivada a seguir nessa carreira como técnica. Mas quero a Leidiane de volta e também a Manoella comigo”, brincou a atleta olímpica.

Manoella Bortoleto que fez dupla com Caio Calcidoni no Poomsae em preparação para representar Piracicaba nos Jogos Regionais garantiu o ouro em sua categoria. “Me sinto feliz com o resultado que é reflexo da minha dedicação com o esporte. Espero motivar meus alunos a seguirem no mesmo caminho”, afirmou a jovem professora do Dojan Nippon que quer se tornar especialista nas provas que disputou.

O evento que foi transmitido ao vivo no Youtube pelo Canal de Piracicaba, contou com o apoio da Selam e da Unimed Piracicaba que garantiram um evento classificado pelos participantes como de ótima qualidade elevando o nível de organização do Campeonato Paulista. “O evento aconteceu dentro do previsto e isso só foi possível graças à colaboração dos pais e alunos que participaram do evento na equipe de apoio. Mostramos para todos do estado que trabalhamos com excelência no esporte e em tudo que fazemos”, afirmou Mitooka.

Referência no esporte continental por quase duas décadas, o Dojan Nippon abandonou o esporte de alto rendimento após os Jogos Olímpicos de 2016 e se voltou para um novo projeto de formação esportiva focado na criança e no jovem com o intuito de difundir os valores da arte marcial através do desporto olímpico. Baseado em sua vivência internacional, Mitooka criou o projeto “Em Busca de Campeões” que atualmente em parceria com a SELAM e a Liga Nacional de Taekwondo, atendem mais de 200 crianças na periferia da cidade além das crianças atendidas no próprio Dojan Nippon.

“Somos quase 350 praticantes da modalidade na cidade que formam a Família Nippon”, afirmou Mitooka, que diz ter ainda um projeto aprovado por lei de incentivo federal para mais 300 crianças carentes. “Estamos em busca de empresas que queiram destinar seu imposto de renda para nosso projeto que quer dar oportunidade para as crianças e jovens da periferia e esperamos que elas (as empresas) entendam que destinar o imposto para nosso projeto, é garantir que suas contribuições obrigatórias sejam bem utilizadas” justificou.

Agora, a equipe se prepara para o Campeonato Brasileiro que acontecerá no mês de julho na cidade de Campinas. Segundo Mitooka, será uma grande oportunidade dos jovens atletas poderem competir com baixo custo em um evento nacional, já que segundo o mesmo, é a primeira vez que o nacional de faixas coloridas vem para o interior do estado de São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima