Eleições na Apeoesp – Chapa 1 vence com mais de 82% dos votos

Bebel afirma que a Chapa 1 realizará gestão coletiva, compartilhada, mais horizontalizada, concretizando e levando à prática cotidiana do sindicato. Crédito: Divulgação

No Interior do Estado, destacando-se Piracicaba, registrados de 87,46% dos votos para a Chapa 1, “Apeoesp Unida, uma só força, uma só voz”

 

A Chapa 1 “Apeoesp Unida, uma só força, uma só voz” venceu as eleições para a definição da nova diretoria da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), com 82,78% dos votos no total, sendo que no Interior do Estado, incluindo Piracicaba,  foram registrados de 87,46% dos votos para a Chapa 1.  A eleição foi realizada sexta (26), e teve a participação de 50.508 professores associados votantes. A apuração da eleição estadual foi realizada em São Paulo, ao longo de todo sábado e só terminou no final da noite, enquanto para o Conselho Estadual e Regional de Piracicaba acontecerá no decorrer desta semana.

O professor Fábio Santos de Moraes, da cidade de Limeira, será o primeiro presidente e a professora Maria Izabel Azevedo Noronha, Professora Bebel, que também é deputada estadual pelo PT, de Piracicaba, atual presidenta, ocupará o cargo de segunda presidenta. A primeira secretária geral será a professora Zenaide Honório, de Americana, enquanto que o segundo secretário geral será o professor Sérgio Martins da Cunha, de Itaquera, na Capital. A Diretoria Estadual Colegiada será composta por um total de 120 Diretores, de todo o Estado de São Paulo.

Além da nova Diretoria Estadual Colegiada, foram eleitos Conselheiros Estaduais e Regionais. Esses últimos comporão as Coordenações das 94 subsedes do Sindicato. A Chapa eleita cumprirá mandato até 2026. Demais concorrentes, as Chapas 2 e 3 obtiveram, respectivamente, 12,25% e 2,83% dos votos válidos, percentuais insuficientes para comporem a Diretoria, de acordo com o estatuto da entidade.

A Professora Bebel diz que a Chapa 1 realizará uma gestão coletiva, compartilhada, mais horizontalizada, concretizando e levando à prática cotidiana do nosso sindicato, assegurando a unidade da nossa categoria para enfrentar os ataques do governo Tarcísio de Freitas e para fazer avançar nossas lutas e conquistas. “A unidade construída em torno da Chapa vencedora fortalecerá ainda mais as ações e lutas necessárias diante dos desafios que se colocam para os professores e professoras de São Paulo. O resultado mostra que a proporcionalidade avançou no nosso Sindicato e que os interesses e necessidades da nossa categoria prevalecem. Assim, a próxima gestão será ainda mais coletiva, horizontal e compartilhada entre as diversas correntes que a compõem”, enfatiza.

Para ela, “a luta por educação pública de qualidade é demanda estratégica fundamental e, assim, seguiremos ampliando parcerias e articulações com os estudantes, os pais, todos os segmentos da comunidade escolar e os movimentos sociais para fazer avançar a mais importante política pública no nosso estado e no nosso país”.

Com a unidade reafirmada no pleito, a APEOESP intensificará suas lutas em defesa de toda a categoria e da educação pública, entre elas: valorização salarial e profissional do Magistério; incorporação do piso nacional no salário base; revogação do pagamento por subsídio; classificação por jornada e demais ataques contidos na Lei Complementar 1374/2022; Atividades Pedagógicas Diversificadas (APD) em local de livre escolha; implementação da jornada do piso; recuperação da falta-aula, faltas abonadas, faltas médicas e todos os demais direitos; fim do PEI e demais programas excludentes; revogação da farsa do “novo” ensino médio e tantas outras.

AMÉRICA LATINA — A Apeoesp é hoje o maior sindicato da América Latina com 180 mil professores associados em todo o Estado de São Paulo.” Mais uma vez, nossa categoria deu uma aula de democracia e de participação em processo eleitoral gigante, com a movimentação de 1797 urnas em todos os 645 municípios do nosso Estado”, concluiu a Professora Bebel, que agradeceu a todos que participaram para que a eleição se realizasse de forma democrática e transparente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima