Mauricio Picazo Galhardo

INFLUENZA AVIÁRIA
A produção agropecuária do Brasil está mais uma vez em estado de alerta. Desta vez o foco são aves, que estão em risco com a proximidade da influenza aviária, doença causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Trata-se de uma doença grave, causada por um vírus, e letal para o plantel. Por isso, é de notificação obrigatória e imediata aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal.

 

PLANO SAFRA 2023/2024
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, voltou a se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar dos recursos que serão disponibilizados para o Plano Safra 2023/2024. Fávaro levou a proposta de um Plano Safra mais robusto do que o de 2022/2023, especialmente por causa das diferenças conjunturais entre aquele período e o atual.

 

FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA
O Plano Safra 2023/2024 foi um dos assuntos centrais da reunião ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que teve como convidado o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), Wilson Vaz. A bancada também debateu o Marco Temporal das terras indígenas, que pode ser votado ainda esta semana, e a reestruturação da Esplanada dos Ministérios que mexeu em importantes segmentos do setor agropecuário.

 

104 ANOS
A Sociedade Rural Brasileira (SRB) está completando 104 anos de história e dedica esta comemoração a todos os produtores rurais brasileiros, que trabalham arduamente, todos os dias, para garantir alimento, energia e fibras para o Brasil e o mundo. A SRB foi fundada em maio de 1919, por iniciativa do agrimensor e industrial Eduardo da Fonseca Cotching, filho de um cientista inglês enviado ao Brasil pela rainha Vitória.

 

AGROBRASÍLIA
A Embrapa participa, mais uma vez, da AgroBrasília de 23 até 27 de Maio. Os visitantes da feira poderão obter no seu estande e em sua vitrine tecnológica informações sobre as novidades das pesquisas realizadas em diferentes unidades da Embrapa. Durante o evento foram apresentadas cultivares de soja, trigo, forrageiras, girassol, canola, hortaliças como cenoura, grão de bico, pimenta e batata doce, maracujás, mandioca, sistemas integrados, clones de cafés conilon, arroz, feijão, pequi com e sem espinho e pitayas, além de sistemas orgânicos de produção.

 

LEITE
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu, com a presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), deputada Ana Paula Leão (PP-MG), para discutir uma agenda conjunta de iniciativas para promover o crescimento da pecuária leiteira no país. A ideia é dar andamento a uma série de ações, com o apoio de parlamentares e de instituições como o Sebrae.

 

AMÉRICA LATINA
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, defendeu a ampliação do comércio entre o Brasil e os países da América Latina, pois apenas 26% das transações são intrarregionais. “No mundo, embora globalizado, o comércio é tremendamente intrarregional”, disse, no evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, em Brasília. Segundo ele, o comércio de Estados Unidos, Canadá e México é 50% entre eles. Na União Europeia e na Ásia, esses números sobem para 60% e 70%.

 

AGRO PAULISTA+VERDE
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, apresentou a 36 prefeitos e representantes de 46 municípios o Programa Agro Paulista + Verde, que define as diretrizes e objetivos estratégicos do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e contempla os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação. O conteúdo apresentado inclui políticas públicas compatíveis com a importância do agronegócio paulista e prioriza o atendimento das demandas dos pequenos e médios produtores.

 

AQUICULTURA
O Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) participa da 12ª Aquishow Brasil, evento que reúne a cadeia produtiva da aquicultura no Instituto da Pesca, em São José do Rio Preto/SP. O estande da FAESP na feira (número 87) será coordenado pelo Sindicato Rural de São José do Rio Preto, com degustação de aperitivos preparados por alunos do SENAR-SP no curso “Processamento caseiro de carne de peixes”. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima