Smads – Mais de 10 mil famílias de Piracicaba precisam atualizar o Cadastro Único

Prefeitura fará o atendimento das famílias para atualização aos sábados e também durante a semana, na Central do CadÚnico

 

Cerca de 10 mil famílias de Piracicaba precisam atualizar os dados no Cadastro Único. Entre os perfis, constam beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Água ou Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência, Cartão de Gratuidade, entre outros que possuem inscrição no CadÚnico para benefícios específicos como isenção de taxa para concurso público, por exemplo.

A atualização será agendada pela Central do Cadastro Único, mas as famílias podem procurar pelo atendimento, mesmo sem o agendamento. A ação ocorrerá aos sábados, nos dias 27/05; 01, 08, 22/07; 05 e 19/08; 02, 23 e 30/09 e ainda, 07 e 21/10, sempre das 9h às 13h, nos Centros Digitais dos bairros Bosques do Lenheiro, Mário Dedini, Parque Piracicaba, Eldorado, Jardim Tóquio, Paulicéia, Alvorada, Monte Rey, Santa Fé, Parque 1º de Maio e Parque dos Eucaliptos, respectivamente, e na Central do Cadastro Único nos dias 24/06; 29/07 e 26/08.

A revisão dos dados é necessária para as famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar, ou se houver alguma alteração no endereço, composição familiar ou situação de trabalho e renda.

“O objetivo dessa ação é garantir o acesso e agilidade às famílias dos territórios mais distantes, que, por algum motivo encontram dificuldades de virem até a Central do Cadastro Único. Com as informações atualizadas, o município poderá identificar a situação das famílias e promover ações para a garantia de direitos dessa população”, explica Euclidia Fioravante, secretária da Smads.

O Cadastro Único para programas sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, ou seja, aquelas que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo (R$ 660), porém, ele também é utilizado por famílias que possuem renda acima, mas que estejam vinculadas ou em busca de algum programa ou benefício que utiliza do cadastro em suas concessões.

DOCUMENTAÇÃO – Para atualização do Cadastro Único, a pessoa deverá se dirigir ao local de atendimento agendado pela Central, com os seguintes documentos: RG e CPF do responsável familiar; RG e CPF dos demais membros das famílias, para os que não possuírem poderá apresentar certidão de nascimento ou casamento. Pessoas acima de 16 anos, título de eleitor quando houver; comprovante de renda e a carteira de trabalho de todos os membros com 16 anos ou mais; comprovante de residência, preferencialmente de conta de energia. Informações complementares: nome da escola e série ou declaração de matrícula escolar; comprovantes das despesas familiares, cartão do posto de saúde.

Para mais informações, a Central do Cadastro Único está localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro. O telefone para contato é o 3417-8801.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima