Projeto – Vereador incentiva revitalização de horta na Escola Manasses

Mudas de verduras foram entregues na última quinta-feira (11)

 

 

O vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou, na quinta-feira (11), as mudas de verduras que serão usadas para revitalização da Horta na Escola Estadual Professor Manassés Ephrain Pereira. Embora seja uma horta convencional, ela faz uso de compostagem e trabalha com o conceito de alimentação orgânica.

“Dado que a unidade escolar já possuía uma área designada para a horta, foi efetuado um estudo a respeito deste lugar, onde foram observados e registrados os elementos e particularidades da horta, a qual apresentava partes divididas por alguns elementos (tijolos e madeira), algumas hortaliças e plantas frutíferas”, relatou o vereador Pedro Kawai.

Além do vereador Pedro Kawai e dos profissionais da unidade de ensino, a ação contou com o apoio da empresa JBL Consultoria em Agronegócios e a doação das mudas partiu de Isaltino Bicudo Sampaio, proprietário da empresa IBS.

Nos canteiros, foram plantadas hortaliças como cebolinha, alface, chicória e pepino, que deixarão o ambiente da escola ainda mais agradável.

O Viveiro Educador existe desde 2015. Hoje, os responsáveis são os professores João Gilberto Beltrame e Marcos César Costa, que observaram a necessidade de conscientizar os alunos, na prática, sobre a importância da relação entre o homem e o ambiente.

O projeto foi desenvolvido ainda com o objetivo de despertar o interesse para o cultivo do alimento, em que os próprios alunos aprendem a plantar e a colher os vegetais, oportunizando, com isso, o conhecimento do processo básico de germinação das plantas e conscientizando-os da importância de consumo de alimentos saudáveis e nutritivos.

“O fato de a horta estar vistosa não é o mais importante em um trabalho desse tipo. O que realmente interessa é que o aluno crie responsabilidade em torno de tudo o que diz respeito à natureza e também ao lugar em que vive, como a escola, ou a sua casa”, diz Kawai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima