Operação Estiagem – Piracicaba sediará oficina da Defesa Civil do Estado

Piracicaba sediará amanhã, 17, das 8h às 17h, a 11ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE), organizada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Defesa Civil de Piracicaba. O evento será realizado no CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), na Fazenda Santo Antônio, S/N, e abrangerá 27 municípios da regional da Defesa Civil de Campinas.

Essa ação tem como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.

Segundo o tenente coronel da PM Rinaldo de Araujo Monteiro, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado, o treinamento contará com instruções técnicas referentes aos temas: Acionamento do Plano de Contingência para o Período de Estiagem, Monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA), Inserção de Dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC) e Protocolo de Acionamento de Aeronaves e Crimes Ambientais Relacionados a Incêndios.

Já a parte prática, explica o tenente Monteiro, consiste em um treinamento de campo organizado pelo Corpo de Bombeiros, expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento no terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal.

Ao término do treinamento, seguindo os critérios estabelecidos por Resolução da CEPDEC/SP, os municípios poderão receber um kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios florestais. “Os participantes desta oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobremaneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres”, destacou o diretor da Defesa Civil do Estado.

Monteiro ressalta que ações da oficina contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2022 em todo o estado de São Paulo, onde foram contabilizados 1.008 focos de incêndio (segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE), uma redução de 79% se comparado com o mesmo período de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima