Ministério leva capacitação sobre fiscalização pedagógica

Ivan Leyraud

No dia último 11 de maio, no Casa Grande Hotel Resort & SPA, do Guarujá, Daniela Saraiva, Diretora de Fiscalização do Ministério de Turismo com sua equipe do Mtur e Gregory Andrade, da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, ela representando a Ministra Daniela Carneiro e, ele, representando o Secretário Roberto de Lucena, vieram trazer capacitação sobre o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Mtur); formalizar parceria com a Secretaria Municipal de Turismo do Guarujá para Cadastramento de Fiscais do Município e Fiscalização Pedagógica sobre os sete tipos de atividade turística enquadrada pelo Cadastur.

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para:

1) Meios de Hospedagem,

2) Agências de Turismo,

3) Transportadoras Turísticas,

4) Organizadoras de Eventos, 5) Parques Temáticos,

6) Acampamentos Turísticos e 7) Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Cumpre ressaltar que o Cadastur é obrigatório para as atividades retrocitadas, é gratuito, tem validade por 2 anos e pode ser realizado pela internet porque é de fácil preenchimento.

Tem outro aspecto importante do Cadastur que é o de coibir que pseudos Guias de Turismo, por exemplo, que não tenham sido capacitados para o exercício da profissão, continuem atuando e cometendo contravenção penal pelo exercício ilegal da profissão.

Foi uma manhã muito importante para o Guarujá, cidade pioneira a receber estes novos ensinamentos de como cadastrar e fiscalizar os atores das sete atividades obrigatórias de se inscreverem no Cadastur.

A experiência exitosa será replicada nos mais de cinco mil municípios brasileiros.

A FEBTUR São Paulo, compareceu à ação do Ministério do Turismo com os febturianos paulistas: Ivan Leyraud (Presidente), Clemencia (VP de Viagens e Excursões), Marcos França (VP Litoral Sul) e Luiz Henrique Miranda (VP Novos Negócios e Diretor de Relações Institucionais da FEBTUR Nacional).

Agora, a capacitação recebida será repassada aos demais integrantes da FEBTUR para auxiliar o Mtur na divulgação desta ação que visa ampliar o Cadastur, levando aos segmentos legalmente obrigatórios, os benefícios, como linha de crédito subsidiado e outros.

______

Ivan Leyraud, presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Estado de São Paulo e Diretor Financeiro da FEBTUR Nacional

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima