Ex-vereadora – Esther Rocha se emociona com título máximo do Legislativo

“Esther é fundadora do PT, uma das primeiras a engrossar nessa fileira, que hoje tem mais de 1 milhão de filiados, e fez parte da construção do que o partido é hoje”, lembrou Rai. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

 

 

Ao lado de familiares e amigos, ela foi condecorada com a “Medalha de Mérito Legislativo”, em iniciativa da vereadora Rai de Almeida

 

Ao lado de familiares e amigos, Esther Sylvestre da Rocha recebeu o título máximo concedido pela Câmara a uma personalidade. Aos 85 anos, a ex-vereadora foi condecorada com a “Medalha de Mérito Legislativo”, em cerimônia marcada pela emoção. Autora da homenagem, a vereadora Rai de Almeida (PT) não conteve as lágrimas diante da gratidão manifestada por Esther, figura histórica do Partido dos Trabalhadores e com longa contribuição nos governos da sigla em Piracicaba.

Acalentada pelos filhos Fausto e Antonio Celso, pela nora Ana Laura, pelo sobrinho Moacyr e pelo neto Luca, Esther, que foi vereadora entre 1993 e 1996, se disse “arrepiada” com o reconhecimento da Câmara. Nascida em Chavantes (SP), ela ingressou no magistério estadual em 1970, optando por Piracicaba, onde lecionou por 22 anos na Escola Estadual “José de Mello Moraes” e por sete no CLQ. Em 1991, aposentou-se como diretora de escola, com 30 anos de serviço. Depois, atuou por mais 14 anos na administração pública, como assessora, secretária municipal de Administração e na secretaria-chefe do gabinete do prefeito.

Rai de Almeida disse que listar as contribuições a Piracicaba da também professora e historiadora “ainda é muito pouco para o que Esther significou para a cidade, o que foi e é como ser humano, como crítica contundente das injustiças sociais”. “São muitas as pessoas que nos têm declarado o orgulho por terem tido Esther como professora e formadora e que hoje são adultos dando continuidade a essa história”, comentou a parlamentar.

“Esther é fundadora do PT, uma das primeiras a engrossar nessa fileira, que hoje tem mais de 1 milhão de filiados, e fez parte da construção do que o partido é hoje”, lembrou Rai de Almeida, ao citar o papel de Esther, na década de 1980, como assessora do então deputado estadual José Machado e, depois, quando ele se tornou prefeito e ela foi secretária e colaboradora dos planos de governo. “A história de Esther confunde-se com a de muitas pessoas. Teve papel bastante importante na Câmara e foi a primeira mulher candidata a prefeita em Piracicaba, em 1996. Sempre foi uma educadora e pessoa que nos ensinou, orientou e contribuiu para nossa formação política.”

“Gosto muito de você. A gente sempre se deu bem”, retribuiu Esther, que, comovida ao ser condecorada, classificou a medalha como “relíquia”. “Estou muito emocionada, de verdade. Não tem um nada do que foi dito aqui que estivesse errado. Nunca tive problema, nunca disseram nada errado de mim”, continuou a professora. “O meu ideal era exatamente este, de melhorar a vida de todo mundo.”

Antonio Storel, ex-presidente da Câmara e hoje assessor do vereador Paulo Camolesi (PDT), enalteceu a trajetória de Esther. “Passamos por esta Casa e temos um acúmulo de histórias que devemos transmitir para os mais jovens, que estão vindo saber o que é o verdadeiro Poder Legislativo. Esther é uma pessoa que se entregou de corpo e alma a esse trabalho. Uma estudiosa de todas as leis, com pronunciamentos sempre muito sérios”, disse Storel, também com a voz embargada.

“Nunca imaginei ter essa oportunidade e fazer uma homenagem com tanta emoção, com tanto carinho”, acrescentou Rai, ao lado do presidente do PT em Piracicaba, Mário Paixão, e de amigos da ex-vereadora. “Essa homenagem, além de justa, é muito importante, porque é uma homenagem em vida a uma mulher batalhadora, mãe e esposa exemplar”, completou Moacyr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima