Obesidade (VI) – Mitos e Verdades

O tema obesidade carrega muitos mitos. Os mais comuns:

  • Sauna Emagrece: Mito. O que se perde na sauna são sais minerais e água no suor, que logo será recuperado
  • Musculação Engorda: Mito. A atividade física da musculação pode levar a um ganho de peso de massa magra que dá uma falsa impressão de engorda, sendo que esse ganho favorece manter do peso ideal.
  • Remédio para emagrecer causa dependência: Mito. Inibidores de apetite retiram da pessoa a responsabilidade por suas emoções. Dependência é quando na ausência da substância surge a síndrome de abstinência. Porém altas dosagens de anorexígenos conduzem à dependência.
  • O que é diet não engorda: Mito. Produto diet é produto sem adição de açúcar. Mesmo estes podem apresentar alto teor calórico (chocolates, sorvetes) e devem ser evitados mesmo os diet. Não se deve confundir com produtos light (teor reduzido de calorias).
  • Exercício abdominal tira barriga: Mito. Exercícios localizados para a musculatura da parede abdominal não representam perda localizada de gordura.
  • Carboidratos engordam: Apesar de verdade, as gorduras engordam muito mais. Toda dieta cortava pães, arroz, feijão batata, massas. Se ingerirmos pouco carboidrato, há redução na atividade da serotonina, controladora do apetite.
  • Refrigerante dietético engorda: Mito. O sabor adocicado leva-nos a crer que sim, mas não engorda mesmo. Um copo de refrigerante não dietético contém 90 Kcal, contra menos de 1 Kcal dos dietéticos.

 

O envenenamento da cadeia alimentar pela poluição provocada por inseticidas e pesticidas, assim como por metais pesados usados na mineração, afetam a reprodução e a vida dos golfinhos amazônicos.

 Tenho vitiligo e ao abrir um cadastro em site de relacionamento fui verdadeira e falei. Depois me arrependi e mudei a descrição. Recebi mensagens da primeira vez, mas suponho que eles sejam desligados e nem saibam o que significa essa doença. Continuo recebendo, mas estou insegura. Como é visível também no rosto não sei o impacto que isso poderia causar. Estou pensando em desistir.

Glória.

A precipitação nunca é bem-vinda, principalmente quando a prioridade é deixar o coração falar. Situações de conquista amorosa facilmente deflagram ansiedade, o que não colabora.

Se você inicia contatos virtuais, mesmo que a proposta seja o romance, é muito comum iniciar-se uma amizade para talvez abrir espaço ao amor ou outros sentimentos. E nisso não é preciso dizer sobre o vitiligo, e nem por isso está sendo falsa ou faltando com a verdade. Afinal, você pode ficar amiga virtual de gente que nunca conhecerá, não é? Não é preciso dizer tudo de cara, mesmo porque isso é impossível.

Na medida em que os contatos se tornam frequentes, e a possibilidade do encontro mais real você saberá o momento certo de dizer e de que forma dizer.

Mas acima de tudo ficou-me a sensação de um preconceito seu com seu vitiligo. Projeta no outro a reação que parte de dentro para se defender do que sente com isso. Faz sentido? Pense…

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima