Moradias – Helinho Zanatta pede aumento do teto de financiamento para a RMP

Deputado estadual Helinho Zanatta quer o mesmo teto para todas as regiões. Crédito: Divulgação

 

Nesta semana, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Helinho Zanatta (PSC), solicitou, por meio de documento enviado ao governo federal, que a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) seja também equiparada às demais regiões do Estado com a elevação do teto de financiamento do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”.
De acordo com o deputado, a região ainda não foi reconhecida para fins de financiamentos habitacionais como as outras. Isso faz com que o valor disponível para financiamento para os municípios da RMP seja menor do que as cidades que integram outras regiões do Estado.
Segundo Helinho Zanatta, “nas demais regiões o teto é maior que o observado na RMP. Por isso fiz essa solicitação para que a nossa região seja equiparada às demais do Estado no programa habitacional federal “Minha Casa Minha Vida”. Sem esse reconhecimento, a Caixa Econômica Federal disponibiliza valores menores de financiamento à nossa região”, disse.
O deputado acredita que o aumento do teto viabilizará a aquisição de mais unidades habitacionais pelos moradores das cidades da RMP. Para Helinho, “o valor menor em vigor atualmente gera redução considerável do número de imóveis disponíveis para financiamento popular. Embora o assunto seja em tese é federal, estamos pleiteando a equiparação. Nosso objetivo é trabalhar pela região e uma das nossas bandeiras é a habitação popular. Vamos buscar programas habitacionais, em níveis federal ou estadual, que consigam atender ao maior número possível de famílias”, ressaltou o parlamentar.
Helinho destaca que prefeitos, vereadores e lideranças têm buscado apoio para a efetivação dessa medida, que tem respaldo do Parlamento da Região Metropolitana de Piracicaba, presidido por Thiago Braggion. A demanda já foi, anteriormente, apresentada como pleito em âmbito regional.
RMP — A Região Metropolitana de Piracicaba foi criada pela Lei Complementar nº 1.360, de 24 de agosto de 2021, num total de 24 municípios. Além de Piracicaba, a Região é integrada pelos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima