Semuttran 30 anos: desafios e avanços

Jane Franco Oliveira

 

 

Como funcionária de carreira, e hoje estando à frente da Pasta, são 23 anos de trabalho na Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). E neste curto período da história de Piracicaba, posso assertivamente citar a evolução em que todo o sistema de trânsito e transportes se desenvolveu e vem se moldando para os novos desafios.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes foi criada em abril de 1993, ou seja, há 30 anos, em razão da necessidade de ampliação, organização e planejamento para um deslocamento mais seguro e eficiente, antes gerida pela Comissão Municipal de Trânsito (Comutran) e, posteriormente, à extinta diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento (Semuplan).

Numa Piracicaba tão linda e ao mesmo tempo desafiadora, os princípios pautados no ir e vir são cada vez mais complexos, desafiadores e competitivos. A cidade possui uma das maiores frotas do Estado de São Paulo relacionado à população. São quase 337 mil veículos, entre automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões, registrados no município, circulando por 1.800 km de extensão de vias pavimentadas e nas inúmeras vias rurais, além de dez rodovias estaduais que aqui chegam.

São 30 anos de muitos estudos, debates, importante participação junto ao Pira 21 no planejamento estratégico do município, muitas obras e tantas ações que envolvem, além da engenharia, decisões, testes e alterações, pequenos e enormes ajustes para atingir o objetivo, seja na melhoria do transporte público, na fluidez do trânsito e principalmente na segurança das pessoas.

Em três décadas, prefeitos, secretários e colaboradores, e Câmaras de vereadores, trouxeram e trazem soluções operacionais, técnicas e avanços para melhoria e conforto de moradores e dos que visitam Piracicaba.

Com o governo atual, tivemos vários avanços tecnológicos. São inúmeras vias com trânsito monitorado, leitura automática de placas de veículos, conexão 4G nos semáforos e também várias ações governamentais com a Secretaria Estadual de Transportes, Artesp, Rodovias concedidas, Detran, Cetran, programa Vias Seguras, do instituto Bloomberg, alcançando classificação positiva nos avanços para melhoria da mobilidade urbana (Smart Cities), além de tantas outras inovações, integrações, sistemas e operações que estão por vir, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida de nossa população.

Importante citar que Piracicaba possui um transporte público considerado de boa qualidade e ajustado para as demandas da cidade, que teve um marco fundamental com o início da operação do Terminal Central de Integração (TCI) no ano de 1991, que junto de outros cinco terminais de bairro compõem o sistema integrado do transporte público, permitindo a integração nos terminais e também o transbordo para outras linhas fora destes, com o uso da bilhetagem eletrônica.

Nestes anos existiram vários avanços tecnológicos e melhorias dos terminais e no novo contrato que está por vir, ônibus terão idade média reduzida, estarão contemplados com terminais USB, câmeras internas para monitoramento de segurança, Central de Controle Operacional (CCO) e ar-condicionado nas linhas que interligam os terminais.

Estas colocações são para mostrar o tamanho do desafio que temos para a gestão da mobilidade em nossa cidade. Externo aqui o agradecimento a toda equipe que trouxe e traz no dia a dia contribuições relevantes para que nossos munícipes tenham cada vez mais segurança e a mobilidade facilitada. Trabalhamos incansavelmente. E salvar vidas é nosso principal propósito.

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Jane Franco Oliveira é secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes de Piracicaba

 

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