CIET – Vereador foca centro infantil no projeto Amigos do Trânsito

Pedro Kawai destaca o trabalho de formação do Ciet, que atua com crianças do ensino fundamental, no despertar de conscientização sobre o trânsito

Despertar no público infantil as noções básicas sobre o trânsito, com aulas didáticas, mostrando na prática regras e procedimentos a serem observados pela vida. Com este enfoque o Ciet (Centro Infantil para Educação de Trânsito) já envolveu mais de 9.000 alunos, do Jardim 2 à quinta série do ensino fundamental, no projeto Amigos do Trânsito. Além de palestras externas, nas escolas públicas, privadas e em entidades, na formação de novos multiplicadores.

Para conferir mais de perto o desenvolvimento deste trabalho com as crianças em Piracicaba, o vereador Pedro Kawai (PSDB), na semana passada percorreu as dependências do centro infantil, localizado nas dependências do complexo de lazer da Rua do Porto, avenida Alidor Pecorari, 26.

“O trabalho desenvolvido em Piracicaba é de extrema relevância na formação da criança, em orientações já no ensino fundamental”, destacou o parlamentar, que foi recepcionado pelo coordenador Flávio Camilo Jorge, juntamente com as demais pessoas que atuam no Ciet.

O Centro Infantil de Educação também atua na capacitação de educadores de Piracicaba e região com objetivo de ampliar o número de agentes multiplicadores na área disciplinar do trânsito. O trabalho se pauta em orientar sobre a prática pedagógica em sala de aula com atividades que contribuam para analise e a reflexão dos alunos sobre comportamentos seguros no trânsito.

PROJETO – O Projeto Amigos do Trânsito constitui-se numa série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação para o trânsito e atendendo estudantes de Educação Infantil (4 a 5 anos) e os primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

ETAPAS – O projeto está dividido em quatro fases e as escolas que aderirem deve participar integralmente, ou seja, participar de todas as atividades. Primeiro – visita ao Ciet através de agendamento, recebendo materiais educativos (cartilha, atividades e jogos) para continuidade do que aprenderam.

SEGUNDO – Capacitação de professores sobre orientação das Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito, aprovadas pela portaria 147/2009 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

TERCEIRO – Esta fase é trabalhada de forma contínua, portanto tem a parceria das escolas que trabalham em sala de aula de forma transversal, ou seja, de acordo com as disciplinas de base comum (Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física), a exemplo da Língua Portuguesa, na produção de texto; a Geografia, de desenvolver os temas urbanos e ambientais, a Matemática, no apoio à confecção de tabelas, gráficos e tratamento de dados: na Ciências, que dará consistência às questões de saúde, integridade física e ambiental.

Todas as disciplinas estarão integradas no sentido de construir conhecimentos novos e relacioná-los com conceitos já construídos, aplicando-os às novas situações. No caso da educação para o trânsito, esses princípios são fundamentais, porque vão ao encontro dos objetivos propostos.

A coordenação do projeto ressalta que as classes que já participaram do projeto anteriormente não terão conteúdos repetitivos, pois cada ano/série será trabalhado conteúdos específicos para aquele ano/série. Portanto, o aluno que participou com a 1ª série virá com a 2ª e assim sucessivamente e quando estiver no 5º ano receberá um certificado de participação assinado pelo prefeito, secretário de trânsito e pela coordenadora do projeto.

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