Piracicamirim – Comitivas de cidades mineiras visitam o Anexo da UPA

Considerado referência no interior do Estado de São Paulo pelo método de construção utilizado – no sistema modular –, o Anexo à UPA Piracicamirim Dr. Fortunato Losso Netto, que hoje funciona como unidade de internação 24 horas, recebeu comitivas das prefeituras das cidades de Belo Vale e Nova Lima, de Minas Gerais na quinta-feira, 27.

De Belo Vale participaram da visita o prefeito Waltenir Liberato, a secretária de Saúde, Neuzi Eva Maia, e a secretária de Educação, Márcia Verônica. De Nova Lima, vieram o vice-prefeito Diogo Ribeiro, a subsecretária de Gestão em Saúde, Isabel Alves, a subsecretária de Atenção Básica, Dayanna Castro, e o assessor Paulo Bragança. As comitivas foram recebidas por Dayane Fernanda dos Reis, responsável pelo setor de enfermagem da unidade, que explicou sobre a funcionalidade e serviços prestados no Anexo, e pelo representante da César Containers, empresa responsável pela construção, Vinicius Castro de Araújo.

O prefeito de Belo Vale, Waltenir Liberato, ficou surpreso pela modernidade, dinâmica e eficiência da unidade. “Esta unidade ficou pronta em 58 dias, um tempo excelente para uma obra pública. Nós temos um hospital e a intenção é fazer algo muito próximo do que vocês fizeram aqui em Piracicaba. Estou muito agradecido por vocês abrirem este espaço e compartilharem esta experiência que deu certo com outros municípios”.

Já o vice-prefeito de Nova Lima, Diogo Ribeiro, elogiou o projeto. “Vimos o quão prática e eficiente pode ser uma construção modular e, também, como pode ser eficaz um serviço de saúde neste espaço, mais humano e moderno”, afirmou.

O Anexo à UPA Piracicamirim, onde funciona a Unidade de Internação 24 horas, foi construído no sistema de construção modular em dois meses e entregue à população em agosto de 2021. Conta com 42 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria.

No local, como forma de oferecer atendimento a pacientes com urgência relativa internados nas UPAs do município, é desenvolvido projeto de busca ativa de pacientes que precisam de mais atenção e que não necessitam, inicialmente, ser encaminhados a hospitais.

Este projeto tem contribuído para desafogar os hospitais de grande porte, que agora focam em atender a demanda reprimida de outras doenças devido à pandemia.

  

OUTRAS VISITAS – Ano passado conheceram o anexo à UPA Piracicamirim e seu método de construção modular comitiva da prefeitura de Trindade/GO e, em 2021, equipe técnica do Hospital Israelita Albert Einstein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima