Biblioteca – Clube da Leitura debaterá livro de líder indígena

A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza hoje, 29, às 10h, o quarto encontro do Clube de Leitura: Bibliodiversidade, que promove um bate-papo para os amantes de literatura, que queiram trocar impressões sobre o livro escolhido. A obra escolhida é Ideias Para Adiar o Fim do Mundo, do escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak, da etnia krenak. A participação é gratuita.

Seguindo a temática de datas comemorativas, em abril a data destacada no Clube da Leitura é o Dia dos Povos Indígenas. O livro de Ailton Krenak, lançado em 2019, é fruto de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal, nos anos de 2017 e 2019. É dividido em três capítulos, sendo o primeiro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, o segundo Do Sonho e da Terra e o terceiro, A Humanidade que Pensávamos Ser.

O autor traz reflexões sobre sustentabilidade, sobre a relação do homem com a natureza, sobre a percepção dos indígenas em relação aos problemas da atualidade, bem como sobre o antropoceno, termo utilizado para descrever o período atual que tem como característica o impacto do homem na Terra. Foi publicado também em outras línguas, como inglês, alemão, francês, holandês, italiano e espanhol, sendo o terceiro livro mais vendido durante a Festa Literária de Paraty (FLIP) em 2019.

A Biblioteca possui três exemplares da obra, que tem pouco menos de 90 páginas, disponíveis para empréstimo. Os interessados em participar do Clube de Leitura que já leram a obra, ou mesmo quem não leu, mas gostaria de fazer parte do bate-papo, podem entrar em contato com a biblioteca pelo WhatsApp no número: (19) 3433-3674 e se inscrever. O Clube de Leitura é aberto a todos e mesmo quem não conhece a obra do mês está convidado para o bate-papo, podendo participar ou somente ouvir.

A mediação será feita por Aline González, comunicadora social e educadora, monitora da exposição Coração na Aldeia, Pés no Mundo, no Sesc Piracicaba, que se encerra neste domingo, 30/04, e pela bibliotecária e diretora da Biblioteca Municipal, Melysse Martim.

Além do livro escolhido, a Biblioteca possui no acervo diversos outros livros de autores indígenas, como Daniel Munduruku, autor de mais de 50 obras, livros sobre a cultura e tradições indígenas, e também livros infanto-juvenis e infantis, com uma sessão dedicada especialmente à temática.

SERVIÇO – Clube de Leitura: Bibliodiversidade, Tema indígenas. Hoje, 29, às 10h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Na rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Participação gratuita. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Inscrições e mais informações: (19) 3433-3674.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima