Teatro do Engenho – Fórum de Negócios Audiovisuais, Mercado e Internet começa hoje

 

A 6ª Mostra Livre de Cinema prossegue a partir de hoje, 28, até domingo, 30, no Teatro Municipal Erotides de Campos com a Creative Film Finance Forum – Fórum de Negócios Audiovisuais, Mercado e Internet. A programação, gratuita, reunirá importantes agentes do setor discutindo os próximos passos do setor de cultura por meio workshops, talk shows, pitchings de empresas e projetos e oficinas, apresentações musicais e exibições de filmes. O cronograma completo pode ser conferido no link https://www.cf3.live.

A mostra é realizada pela Frame 7 Cinema, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba).

O fórum, na sua quarta edição, é um evento voltado ao mercado audiovisual, de cinema, televisão, internet e novas mídias. Tem o objetivo de descentralizar negócios e informações sobre o setor audiovisual. Com a intenção de fomentar parcerias, coproduções e negócios entre pequenas empresas do interior do estado de São Paulo.

O cineasta piracicabano Beto Oliveira, o produtor local, explica como foi montada a programação desta edição em Piracicaba. “A programação foi montada para criar espaços de discussão sobre a indústria cultural no interior. As atividades são pensadas para que profissionais independentes, empresas, associações e representantes governamentais da área da economia criativa possam estabelecer diálogos que contribuam para o desenvolvimento do mercado”.

PAINEL REGIONAL – A abertura do evento, hoje, 28, às 10h, acontece com um painel regional que pretende discutir o futuro do setor cultural incentivado com o retorno do Ministério da Cultura e das ações de fomentos econômicos setoriais. Estarão na mesa do painel a secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Marilia Marton, a diretora de Cultura da cidade de Iracemápolis, Dalila LaMour, o secretário de Cultura de Sorocaba, Luis Zomuner, e o secretário de Cultura de Araras, Pedro Leão. Os planejamentos regionais da cultura, as preparações para o recebimento das leis de fomento por meio de editais da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc, e as dificuldades de gestão do setor cultural serão temas abordados entre os convidados.

Representando o ProAc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, a coordenadora de fomentos Natália Cunha abre um painel exclusivo explanando sobre os mecanismos de suporte aplicados pelos editais do ProAc SP. Os desafios de compreender o setor cultural e gerir fomento, além de uma ampla explicação sobre os editais serão temas abordados pela coordenadora do Proac. Logo em seguida, o SPCine, com a associação de produtoras BRAVI, abrirão um painel sobre a expansão do olhar para o setor audiovisual e criativo.

E o Ministério da Cultura, com a Secretaria do Audiovisual, traz representantes para discutir a aplicação da Lei Paulo Gustavo de forma efetiva nas cidades de pequeno e médio porte do interior de São Paulo. E para encerrar o dia, o diretor Walther Neto e representantes da PH-9 falam sobre a retomada dos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, celebrando os 100 anos de cinema no interior de São Paulo.

No dia 29/04, sábado, a atenção se volta para a importância da relação do audiovisual e a educação. Os secretários de educação das cidades de Cordeirópolis, Itu, São Pedro, Analândia, Hortolândia e Leme, com o Pecege e diversos outros convidados, discutem a importância do audiovisual como ferramenta para aprimorar elementos educacionais. Neste mesmo dia, painéis de games e tecnologia imersiva discutem a inovação e o fomento para um dos setores criativos que mais cresce no mercado. Terminando o dia com uma importante exposição de trabalhos audiovisuais realizados na região.

Ainda no sábado, será comemorado o primeiro ano do Cineclube Nhô Cine, projeto da Semac por meio do Misp, com a exibição de cinco filmes, produzidos no interior de São Paulo. A sessão será às 18h.

No domingo, 30/04, o fórum abriga a Assembleia do Fórum de Cinema do Interior Icine, com a recepção de representantes de mais de 60 cidades do interior de São Paulo, que vem a Piracicaba para confirmar a importância da representação do setor econômico e criativo fora da capital, como potente agente de desenvolvimento. O fórum apresenta também, paralelo aos eventos principais, empresas e projetos criativos, com o objetivo de dar visibilidade ao setor que é uma indústria em expansão e que traz resultados de crescimento exponencial.

VENCEDORES – Às 14h, haverá o anúncio dos melhores filmes, que fizeram parte da Competitiva Internacional, exibidos de 17/04 a 27/04 na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. O encerramento no domingo será às 16h com concerto da OEP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), com repertório exclusivamente voltado a temas que fizeram sucesso no cinema.

 

SERVIÇO – 4º Fórum de Negócios Audiovisuais, Mercado e Internet. De 28/04 a 30/04 no Teatro Municipal Erotides de Campos. No Parque do Engenho Central, na avenida Maurice Alain, 454, no bairro Nova Piracicaba. Entrada gratuita. Programação completa pelo site: www.cf3.live. Informações: 3403-2600.

1 comentário em “Teatro do Engenho – Fórum de Negócios Audiovisuais, Mercado e Internet começa hoje”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima