Dia do Escoteiro – Solenidade reconhece atuação de integrantes

Vereador Pedro Kawai é teve a iniciativa da reunião, que enalteceu trabalho dos membros dos grupos Tamandaré, São Mário e Piracicaba. CRÉDITO: Gustavo Annunciato

 

Integrantes dos grupos escoteiros Tamandaré, São Mário e Piracicaba tiveram suas atuações reconhecidas pela Câmara na reunião solene que comemorou o Dia do Escoteiro, por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). As homenagens foram entregues a Vinicius Braga Rohden, Felipe Galhardo Athanasio e Miguel Antonio Mira.

Maior movimento educacional no mundo, o escotismo conta com 50 milhões de adeptos. Lealdade, honra e presteza ao próximo, com respeito e responsabilidade, são os lemas de seus praticantes, em Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, fundador do escotismo em 1907.

Na Câmara, a solenidade foi instituída via decreto legislativo 6/2011 e este ano sua realização aconteceu por meio do requerimento 22/2023, de iniciativa de Pedro Kawai. “O movimento escoteiro mobiliza aquilo que é mais sagrado em uma sociedade, a família. E interage família, sociedade e meio ambiente, que faz com que a sociedade cresça e desenvolva. A prova está aqui, com esta Casa cheia e integrantes de todas as idades”, declarou o vereador.

Representante dos Escoteiros do Brasil – região São Paulo e diretora financeira do 23º Distrito Abaeté, Larissa Lopes, comentou o tema “Ser Escoteiro”, que surgiu em um momento em que se busca o senso de pertencer e orgulho em ser escoteiro. “O ser escoteiro abrange muitos outros seres, como o ser fraternidade, o ser escotista, entre outros. Utilizar a dimensão do ser escoteiro, como sou, somos e seja, que representa uma identidade, um a fraternidade e um convite”, disse.

Durante a solenidade, houve a entrada das bandeiras do escotismo mundial e brasileiro e a execução do Hino dos Escoteiros no Brasil, além da apresentação de um vídeo sobre a história do movimento no país e da “Canção da Despedida”, em que todos permaneceram com os braços entrelaçados, para, ao final, juntos entoarem: “Uma vez lobinho, sempre lobinho! Uma vez escoteiro, sempre escoteiro! Uma vez sênior, sempre sênior… Um por todos, todos por um! Nosso lema é servir!”. Participaram os diretores-presidentes dos grupos escoteiros locais Lia Scarpari (Tamandaré), Daniel Thomé (São Mário) e Simone Alves da Silva (Piracicaba).

HOMENAGEADOS – O sênior Vinicius Braga Rohden, do Grupo Escoteiro, iniciou sua vida escoteira no Grupo Tamandaré em 15 de março de 2014, como lobinho, na matilha amarela. Fez sua promessa em 29 de novembro de 2014. Participou de acampamentos como show de talentos, rally de lobinhos e excursões. Com 11 anos iniciou na tropa escoteira e participou de acampamentos, do Jamboree Nacional, campanhas comunitárias e mutirão ecológico. Iniciou na tropa sênior aos 15 anos, participou de jornada e acantonamento. Em breve participará do Jamboree Mundial, na Coréia do Sul.

O escoteiro Felipe Galhardo Athanasio, do Grupo São Mário, ingressou no Movimento Escoteiro como lobinho em 2016. Alcançou o nível máximo do ramo lobinho, o Cruzeiro do Sul. Desde 2019, dedica-se no ramo escoteiro. Tem realizado suas progressões e se aproxima a cada dia do nível máximo, a Lis de Ouro. É sub monitor da Patrulha Panda.

O lobinho Miguel Antonio Mira, do Grupo Piracicaba fez 95% de suas atividades durante a pandemia, incluindo a integração e a promessa, período em que cumpriu ainda as etapas de progressões. Obteve 22 especialidades e oito insígnias de interesse especial, no formato online, e conquistou a Insígnia Especial Cruzeiro do Sul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima