Zerar a fila de espera de castrações de animais, a exemplo do que já é realidade na cidade de Jaguariúna, pelo cartão cidadão
Colocar em prática experiência de Jaguariúna, que desponta no país como a 5.ª cidade brasileira a zerar a fila de espera de castrações, devido às políticas públicas dos direitos dos animais, em funcionamento desde 2005.
Para conferir esta realidade, no despertar de conscientização sobre saúde pública, a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), na manhã desta quarta-feira (19) visitou esta cidade, de 70 mil habitantes, da região metropolitana de Campinas, quando se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão e o médico veterinário, coordenador de Saúde, José Eduardo Cheib de Moraes.
José Eduardo mostrou power point especial para explicar a dimensão destas políticas, que passam pelo respaldo de legislações específicas, além de contar com voluntários e parcerias com Ongs e universidades, onde por intermédio do Cartão Cidadão, a exemplo do que foi recentemente implantado em Piracicaba, busca-se o cadastramento de todo cidadão e, dos animais de estimação de cada residência, mediante elaboração de questionário específico, em dados a serem inseridos no sistema único.
Alessandra Bellucci esteve acompanhada pelo secretário municipal de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, juntamente com equipe técnica ligada à empresa que implantou o sistema do Cartão PiraCidadão, integrada por Renê Oliveira, Guilherme Queiroz e Rafael Godoi.
A parlamentar enfatizou a relevância desta experiência, o que poderá viabilizar novas atuações da prefeitura, principalmente em bairros periféricos, no atendimento gratuito à população. “O processo requer uma construção, união de forças para mudar a cidade. Queremos uma atitude macro. O importante é dobramos o castramento nos bairros”, defendeu a parlamentar, que também avaliou o impacto da não implantação do hospital e outras políticas públicas que já deveriam se realidade em Piracicaba.
Para a secretária de Saúde de Jaguariúna, “o êxito de conseguir zerar a fila de castração está na forma de gestão que a cidade vem adotando, com planejamento e melhores ferramentas administrativas”, defende Maria do Carmo, que destaca os seus mais de 30 anos de experiência na área de saúde, dos quais 12 anos à frente da secretaria de Saúde. Além de pontuar que o Castramóvel ampliou a capacidade de atendimento, lembrando que todo serviço é gratuito.
Já o coordenador José Eduardo mostrou que Jaguariúna hoje está na quarta etapa de defesa dos animais. “Estamos zelando pela saúde, o foco é o direito animal, já não podemos mais prender, superamos diversas fazes, tirando muitos cães e gatos das ruas”, disse.
O secretário Filemon Silvano destacou a importância do trabalho que a vereadora Alessandra Bellucci faz perante aos demais parlamentares da Casa de Leis e, reiterou a sua disposição em estimular o Executivo no reforço às políticas da causa animal.
AMIGA DOS ANIMAIS – Jaguariúna conquistou o título de Cidade Amiga dos Animais, pela World Animal Protection (WAP). A cidade já figura no 5º lugar na classificação nacional, sendo um dos poucos municípios brasileiros a ter este selo, obtido graças às políticas de bem-estar dos animais.