Saúde – Prefeitura pede adesão ao programa Mais Médicos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, solicitou adesão para as 16 vagas disponíveis para o município no Projeto Mais Médicos para o Brasil, relançado recentemente pelo Ministério da Saúde e que vem para complementar os programas já existentes, Mais Médicos e Médicos pelo Brasil. Após a liberação das vagas, por meio de edital, a SMS prontamente cadastrou interesse em todas as vagas disponibilizadas com a intenção de preencher as vacâncias existentes atualmente na rede de Atenção Básica.

De acordo com o Departamento de Atenção Básica, atualmente, a cidade tem oito médicos em parceria com programas vinculados ao Governo Federal, sendo três profissionais atuando no Mais Médicos e cinco no Médicos pelo Brasil. “Agora aderimos de imediato às 16 vagas disponibilizadas e pretendemos utilizar esses profissionais para suprir uma carência grande em nossa rede. Precisamos de dez médicos para as unidades de Saúde da Família que estão com equipes incompletas e de, pelo menos, mais oito generalistas para compor equipes de UBSs”, afirmou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

NOVIDADES – Segundo informou o Ministério da Saúde, as ações do atual programa têm o objetivo de aumentar o tempo médio de permanência dos profissionais nos locais de atendimento por meio de estratégias de formação para especialistas e pagamento de incentivos.

Entre essas estratégias estão o aumento de três para quatro anos a adesão de cada profissional ao programa, podendo ser prorrogável por igual período; oferta de especialização em medicina da família e comunidade e mestrado profissional; para quem fizer residência de medicina da Família e Comunidade desenvolvida em áreas de vulnerabilidade social, será ofertada uma indenização, ao final do curso, no valor da dívida total do FIES daquela participante; autorização para recontratação dos profissionais que entraram até dezembro de 2022 para ingresso no novo programa; e bônus de 10% na prova de residência médica para quem concluir a residência de medicina da família e comunidade durante atuação do atual programa.

Outras informações sobre o novo Programa e a forma de participação da classe médica estão disponíveis no site do Ministério da Saúde pelo link https://bit.ly/2k2OyEt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima