Nos próximos 15 dias, será formalizada proposta para a Prefeitura, propondo a regionalização do aeroporto
A Infraero, empresa vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, deu parecer favorável para que o Aeroporto Municipal Pedro Morganti se torne Aeroporto Regional. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, acompanhou, na tarde de hoje, quarta-feira, 19/04, o consultor de negócios da Infraero, Richard Aldrin Fernandes Custodio, que veio a Piracicaba a pedido do próprio presidente da empresa, Rogério Amado Barzellay, para avaliar o potencial do Aeroporto.
POTENCIALIDADES – Após conhecer o projeto especificando as potencialidades e planos de expansão e a própria estrutura do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, Custodio deu parecer favorável à iniciativa e informou que a Infraero deverá encaminhar, nos próximos 15 dias, uma proposta para a Prefeitura de Piracicaba, propondo a regionalização do aeroporto. A reunião contou também com a presença do diretor do Aeroporto, Marcelo Kraide.
AUDIÊNCIA – Guidotti lembrou que a visita técnica do representante da Infraero aconteceu 20 dias após a sua ida à Brasília (DF), quando teve uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, intermediada pelo deputado estadual Helinho Zanatta, para discutir a possibilidade. “Isso mostra a seriedade com que o Governo Federal está tratando a possibilidade de regionalização do nosso aeroporto. Agora vamos aguardar a formalização de uma proposta para avaliar a sua viabilidade”, destacou.
REGIONALIZAÇÃO – O secretário disse ainda que a regionalização do Aeroporto Municipal pode se tornar um instrumento importante para o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) e seus 24 municípios. “Ficou bem claro que a Infraero identificou o potencial da nossa região e está interessada em investir neste processo de transformação, alicerçado numa cadeia de novos produtos e serviços que poderão ser agregados a Piracicaba por meio do aeroporto”, frisou Júnior.
GESTÃO – Richard Custódio lembrou que, caso a regionalização do aeroporto se concretize, a gestão do mesmo deixará de ser municipal passando para uma empresa pública federal e receberá investimentos.
No máximo conseguirá ser um aeroporto sub-regional. O gargalo aeroportuário continua sendo a pista de pouso curta e a falta de uma área para a sua ampliação ou a INFRAERO não conhece os conceitos de aeroporto regional e aeroporto sub-regional.