Orçamento Participativo – Última plenária reúne moradores e lideranças da Zona Rural

Número expressivo de participantes marcou a última plenária do OP. CRÉDITO: Divulgação/CCS

Com a participação de 37 pessoas, entre moradores e lideranças representativas da zona rural, foi realizada na noite de segunda-feira, 17, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), a última das 13 plenárias do Orçamento Participativo. Os secretários municipais de Governo, Carlos Beltrame, e da Sema, Nancy Thame, marcaram presença e esclareceram as dúvidas das pessoas.

Entre as demandas apresentadas nesta última plenária foram citadas a construção de calçada ligando os bairros Tupi e Jardim Bartira, construção de varejão social e espaço de lazer, no Jardim Bartira, ampliação da escola municipal do Jardim Bartira, colocação de mais linhas de ônibus para o bairro Santa Isabel, ampliar a capacidade de abastecimento de água para a região do bairro Nova Suiça, implantação de uma USF (Unidade de Saúde da Família), na antiga Escola Municipal do bairro Volta Grande e execução de pavimentação asfáltica, num trecho de 8km, das estradas PIR 264 e PIR 011/2060, que ligam os bairros Nova Suiça até o Serrote.

Daiane Alves, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e moradora no bairro Anhumas, ressalta ser necessária a participação das lideranças comunitárias da zona rural, por ser o momento oportuno para registrar as melhorias necessárias para a comunidade.

Para Bartira Mendes, que mora no bairro Pau Queimado, a quantidade expressiva de pessoas que participaram da plenária, é uma demonstração de força da comunidade rural, que entende que, somente estando unidos, poderão conseguir avanços e melhorias para os locais em que residem.

DEMANDAS – Nas plenárias do OP, coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, por meio do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop), que foram realizadas em diversas regiões da cidade no período de março a abril, foram coletadas dois tipos de demandas, que são de investimento e custeio. As demandas de investimento são importantes para o crescimento sustentável da cidade e incluem construções de pontes, praças, parques, unidades de saúde, reforma de escolas e creches, entre outros. As de custeio são serviços que atendem às necessidades do dia a dia da população, como a manutenção preventiva e corretiva de corte de mato, tapa buraco, poda de árvore e outros serviços. As demandas de investimento serão enviadas ao Congresso Municipal do Orçamento Participativo, que ocorrerá no dia 3/6, no Engenho Central.

Quem não apresentou demandas na reunião de ontem pode enviá-las, no prazo de cinco dias, para o e-mail [email protected] ou protocolar na Secretaria de Governo, 10º andar do Centro Cívico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima