Associação – Encontro de Surdos no Shopping marca os dois anos de Assupira

Último encontro reuniu mais de 70 pessoas. CRÉDITO: Rodrigo Alves

 

A Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba) realiza no próximo domingo, 16, o Encontro de Surdos em comemoração aos 2 anos de atividade da organização. O evento será a partir das 14h30, na Praça de Alimentação do Shopping Piracicaba (piso L2). O encontro é aberto a todos: surdos, ouvintes, familiares, profissionais da área da surdez e interessados em Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Desde a primeira edição, esses encontros têm sido espaço de fortalecimento da comunidade surda da região e uma ótima oportunidade para que ouvintes interessados em Libras possam se aproximar dessa comunidade”, conta o presidente da Assupira, Alexandre Ribeiro.

A realização do evento no Shopping Piracicaba foi escolhida para celebrar os 2 anos de fundação da Assupira devido ao local ter sido um marco na organização da comunidade surda da cidade. O primeiro Encontro de Surdos ocorreu lá, em março de 2019, e a partir de então iniciou-se a união para que a Associação de Surdos – Libras Piracicaba existisse.

IMERSÃO – O Encontro de Surdos é uma oportunidade de imersão em Libras, é um momento para conhecer novas pessoas, rever amigos e, em especial, dar visibilidade à comunidade surda. “Todos aqueles que desejam adquirir Libras e entrar em contato com nossa comunidade são muito bem-vindos”, afirma David Rodrigues Marques, vice-presidente da Assupira.

IDENTIDADE SURDA – “Acreditamos que esses encontros sejam tão especiais porque acontecem predominantemente em Libras, mas não é só isso. Imagina uma criança que nasce surda numa família de ouvintes e que teve pouco contato com surdos adultos. Quando ela chega num evento assim, ela se sente em casa, acolhida, sai do mesmo com a certeza que não está sozinha, que existem muitas pessoas como ela. Para essas crianças e jovens, os encontros funcionam como mola propulsora do desenvolvimento linguístico e também cultural. Toda criança e jovem surdo devia ter o direito de vivenciar experiências assim para que possam constituir uma visão positiva da surdez e de si mesmos. Esperamos nesse encontro receber muitas crianças e jovens pois acreditamos no potencial desses encontros”, comenta Beatriz Turetta, 1a-secretária da diretoria da Assupira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima