INTERLOCUTORES – I
Quem vive política há quase 60 anos, sabe que o “representante” dos políticos é de ontem, de hoje e de sempre. Piracicaba e Região vive um dos melhores momentos da Política, com as relações com o Palácio do Planalto (leia-se deputada estadual Professora Bebel, PT) e com o Palácio dos Bandeirantes (leiam-se deputados estaduais Alex Madureira, PL, e Helinho Zanatta, PSC).
INTERLOCUTORES – II
Representantes do Estado de São Paulo na Assembleia Legislativa (Alesp) os três deputados com domicílio eleitoral em Piracicaba fazem lembrar, por exemplo, dos tempos do ex-prefeito Luciano Guidotti (Arena) que entrava pela porta dos fundos do Palácio dos Bandeirantes, quando o então governador Laudo Natel (Arena) estava em seu segundo mandato. Era o seu segundo mandato no Executivo paulista.
INTERLOCUTORES – III
Este Capiau, idoso e cansado, lembra-se muito bem do deputado estadual José Felicio Castelano, de Rio Claro, o sempre lembrado Gijo (Arena), passava pela redação de O Diário de Piracicaba e conversava longo tempo com o diretor Cecílio Elias Netto (Arena) e vinha colher as reivindicações da Região ao governador Paulo Egydio Martins (Arena). Era tudo governo.
INTERLOCUTORES – IV
Quem não era da “ala” do governo também seria atendido, sim, de acordo com as agendas palacianas. Mas os amigos, os mais dedicados, eram atendidos rapidamente, mesmo mediante de uma demorada ligação telefônica daqueles tempos. As casas da Balbo e do Cecap, em torno de três mil, foram liberadas pelo então secretário do Interior, Rafael Baldacci Filho (Arena) num piscar de olhos, a pedido da Arena local.
JAPÃO – I
O vereador Pedro Kawai (PSDB) relatou a viagem que fez ao Japão para participar do intercâmbio parlamentar. Ele foi um dos representantes dos Legislativos Municipais do Brasil e a missão visou o relacionamento entre os países da América Latina e Caribe com o país asiático em troca de investimentos e tecnologia.
JAPÃO – II
A missão teve nove brasileiros — dois senadores, três deputados federais, dois deputados estaduais e dois vereadores. Foram apresentadas demandas ao vice-ministro de relações internacionais do Japão, Shubsuke Takei, como investimentos de infraestrutura na baixada santista e litoral norte, preservação das baleias e visto de trabalho para a quarta geração de brasileiros ou descendentes de japoneses.
EFICIÊNCIA – I
O vereador Paulo Camolesi (PDT) enfatizou, na quinta (13), que a população tem cobrado maior eficiência do Executivo no recapeamento e operação tapa-buraco. Ele comentou de bairros que tiveram a demanda atendida, como Alvorada e Glebas Natalina, “mas o centro agrícola do Taquaral ainda aguarda”, disse.
EFICIÊNCIA – II
O parlamentar exibiu vídeos da erosão na passarela do ribeirão Piracicamirim em frente ao Clube Cristóvão Colombo e de vazamento de esgoto encontrado em novembro de 2021 no Condomínio Parque Piazza Navona, na região da Pompeia, “que só foi resolvido depois de ter sido apresentado ao Ministério Público”, disse.