Espiritismo – “Dia de Allan Kardec” é celebrado em reunião solene no Legislativo

Palestra aconteceu nesta terça-feira, 11, e contou ainda com homenagem. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

 

 

Anualmente no mês de abril, a Câmara Municipal de Piracicaba realiza reunião solene de comemoração do “Dia de Allan Kardec – codificador da doutrina espírita”. Em 2023, a solenidade foi realizada na noite desta terça-feira (11) e a data foi celebrada com a palestra “O homem que conversou com os espíritos”, ministrada pelo escritor Geziel Andrade.

A iniciativa desta reunião solene foi do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do requerimento 37/2023. “A gente só ama aquilo que a gente conhece de verdade e momentos como esse fortalecem o nosso conhecimento. Para nós da Câmara é um momento de alegria e de conhecimento, mas acima de tudo um momento de amor”, declarou o vereador. Ele frisou que com amor, conhecimento e com as doutrinas que precisamos carregar conosco se combate os maus exemplos que estamos vivendo.

Para o presidente da União das Sociedades Espíritas de Piracicaba, Álvaro Augusto Teixeira Vargas, a celebração de dia de Allan Kardec “é uma forma de nós espíritas que estamos presentes, mostrando a nossa união, a força desse movimento, que é o cristianismo redivivo”.

Geziel Andrade nasceu em Mogi Mirim, é neto de espíritas, Mestre e Doutor em Economia, tendo se aposentado como economista do Banespa. Autor de mais de uma dezena de livros de sucesso, entre eles: “Períspirito: o que os espíritos disseram a respeito”; “O homem que mudou a história” (sobre Jesus); “A vida nas esferas espirituais — comentando as psicografias de Chico Xavier’ e “O homem que conversou com os Espíritos” – obra sobre o Codificador do Espiritismo — Allan Kardec.

Palestra – Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em 03 de outubro de 1804, em Lion, na França. De 1814 a 1824, (dos 10 aos 20 anos) foi educado em Yverdun, na Suíça, no instituto do educador João Henrique Pestalozzi. Em 1854, com 50 anos de idade, tomou conhecimento, pela primeira vez, do fenômeno das mesas que giravam e caminhavam livremente, sob a suposta a ação do magnetismo humano pelas mãos.

Em 18 de abril de 1857, publicou “O Livro dos Espíritos”, com o pseudônimo de Allan Kardec, contendo as suas perguntas e as respostas dadas pelos espíritos, através de diversos médiuns. “Quem adota o espiritismo, quem conhece o espiritismo está sempre baseado no Livro dos Espíritos porque é o alicerce da doutrina”, afirmou o palestrante.

No decorrer da palestra, Geziel Andrade discorreu sobre os princípios do espiritismo contidos no Livro dos Espíritos e apresentou as demais obras do codificador.

Allan Kardec faleceu na manhã do dia 31 de março de 1869, devido a ruptura de um aneurisma no coração. O palestrante relata que na época, parecia que seria o fim do espiritismo, no entanto, outros escritores e estudiosos deram continuidade a prática e divulgação da doutrina.

“Assim fica a recordação para muitos e talvez novidades para alguns de como uma coisa que começou na Europa com um simples movimento de mesas e aonde chegou até hoje. Acho que serve para as nossas reflexões e fortalecimento das nossas visões sobre o contexto que nós estamos inseridos na obra de Deus”, encerrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima