EducaTrilha – Professores afzem experiência imersiva durante programa

Foram realizadas atividades com os sons da floresta, criação de esquetes teatrais e roda de conversa

 

 

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realizou na última quinta-feira, 6, o segundo encontro do programa EducaTrilha na Escola, no Horto de Tupi. Durante a ação, os professores das escolas inscritas no programa puderam vivenciar uma experiência imersiva com sons na floresta, os quais remetiam a situações de destruição e de proteção ambiental, bem como elementos da história do local. Os participantes também criaram esquetes teatrais e fizeram uma roda de conversa.

Liliane Cristina Trevisan, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Simap, ressaltou as possibilidades que a ação pode criar aos professores. “Vivências assim, com esse mix de arte, história e educação ambiental, possibilitam uma percepção diferenciada a todos os participantes, agrega saberes, sensações e um novo olhar sobre o espaço, possibilitando ao professor uma experiência para replicar aos seus alunos”.

Para a especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, as atividades foram emocionantes. “Foi gratificante ver como a atividade foi potente, de modo que diversos professores se emocionaram, e como a arte pode nos ajudar a trazer novas metodologias para as visitas escolares, unindo emoção e reflexão”, disse.

Osmar Rodrigues Junior, professor da EM Prof. Luis Claudio Alves, destacou suas percepções sobre o encontro. “Foi muito bom voltar ao Horto, principalmente com esse suporte educacional, com olhar para a nossa vivência em escolas, onde saímos dessa ‘selva de concreto’ para sermos multiplicadores de projetos e práticas ambientais mais humanas e sustentáveis junto a essa nova geração tão desconectada da natureza”.

“Eu acho muito importante esse movimento porque ele abre outros olhares para nós, professores, sobre como podemos trabalhar de forma diferente com as crianças. Nós vivenciamos, na prática, dinâmicas diferentes para poder levar isso para as escolas”, complementou Ligia Maria Nogueira Serigatto Braghetta, professora de educação infantil da EM Prof. Olívia de Almeida Carvalho Feres.

O EducaTrilha na Escola é um programa de educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas ao Horto de Tupi.

A edição 2023 do EducaTrilha na Escola é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio das secretarias de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac), Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), OSCIP Pira21, Fundação Triunfo, Movimento Tô Aqui, Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Conta ainda com patrocínio da OJI Papeis e CJ do Brasil.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima