Prevenção – Vereador acompanha programa da Guarda Civil Municipal

Discutir violência nas escolas, principalmente nos casos de bullying e os malefícios das drogas, são temáticas difundidas pelo Pelotão Escolar. CRÉDITO: Davi Negri

 

Capacitar crianças do quinto ano do ensino fundamental do município, que estão entre 10 a 12 anos de idade, na orientação de temas ligados às questões sociais, a exemplo do bullying e as drogas nas escolas. Objetivos como estes são difundidos por meio do Pelotão Escolar, da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, sob o comando do subinspetor Narzi Alves Novaes, que na manhã de segunda-feira (10) promoveu aula inaugural envolvendo alunos da escola “Profa. Tercilia Bernadete Sanches Costa, localizada no bairro Vem Viver, rua Geméli Augusto, 50.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) acompanhou parte do desenvolvimento do programa, onde os alunos foram envolvidos em dinâmicas que contaram com apresentação de vídeos sobre bullying, em mensagens de como devemos manter o respeito mútuo para com o próximo, além de também participarem de dinâmicas onde cada criança, além de orientações preventivas também tiveram a oportunidade de relatar histórias vividas e, de projetar em desenhos o que esperam do futuro. “A criança é que traz as boas novas”, destacou o parlamentar ao reconhecer a importância de se trabalhar o preventivo, onde as forças policiais tem papel preponderante na formação das crianças e dos jovens.

O coordenador do programa, Narzi Novaes discorreu sobre o surgimento desta iniciativa perante a Guarda Civil Municipal, desde o ano de 2005, sendo que até hoje foram mais de 1.000 palestras preventivas nas escolas, em parceria com a secretaria municipal de Educação, onde também já foi possível a confecção de materiais publicitários, a exemplo de cartilhas e cadernos que hoje somam mais de cinco mil exemplares.

A diretora escolar, Andréa Delabio reiterou a importância de mais alunos da “Profa. Tercilia Bernadete Sanches Costa” participarem do programa. “São experiências que eles levam para o resto da vida”, considerou a educadora frente às discussões propostas.

Andréa também mencionou os recentes acontecimentos de violência no Estado de Santa Catarina, na cidade de Blumenau, onde quatro crianças foram assassinadas, com reflexos  em Piracicaba, quando pais e os próprios alunos ficam com medo de voltar ao convívio escolar.

O aluno Arthur Bune (10), do quinto ano relatou um caso de bullying que sofreu em outra escola, quando foi chamado de “gordinho”, sendo motivo de chacota e gozação dos colegas. “Quero ser policial quando crescer”, disse Arthur ao considerar o aprendizado no evento escolar e também externar a sua aspiração depois que ficar adulto.

Já a aluna Lorena Elloá relatou a experiência de bullying que sofreu na escola, em decorrência dos seus cabelos crespos. “Isto aconteceu quando resolvi chegar de cabelo solto na escola”, disse a aluna, que agora se diz com mais consciência e orgulhosa em exibir as longas tranças de seus cabelos crespos.

GCEP – O programa foi criado em 2005, pela Guarda Civil Municipal para capacitar crianças do quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais de Piracicaba, tendo como objetivo orientar e discutir com os alunos temas ligados às questões sociais. No curso são abordados de forma lúdica os malefícios causados pelo alcoolismo, violência doméstica, bullying, gravidez na adolescência, uso das drogas e as consequências do mau uso da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima