Temporada de 2023 também foi marcada por novidades, como músicas contemporâneas e dublagem ao vivo
Terminou neste domingo (9) a temporada de 2023 da Paixão de Cristo de Piracicaba. Sob a direção de Dagoberto Feliz, a 33ª edição do espetáculo foi prestigiada por um público de 8.942 mil pessoas. Das cinco apresentações do espetáculo, foram realizadas quatro encenações, sendo que a sessão extra, da sexta-feira (7), foi cancelada devido à chuva.
A realização é da Associação Cultural e Teatral Guarantã, Prefeitura de Piracicaba, Ministério da Cultura, Governo Federal: União e Reconstrução e Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio master é da Magazine Luiza. São também patrocinadores a Caterpillar Brasil e a Toyota Nippokar.
As apresentações aconteceram entre os dias 6 e 9 de abril, no Parque do Engenho Central. “As intempéries, além de ocasionarem o cancelamento da sessão das 17 horas, também afastaram uma parte do público da apresentação noturna da sexta-feira”, afirmou Rosângela Pereira, presidente do grupo Guarantã, sobre alguns dos desafios deste ano.
A grande novidade da edição, que marcou os 33 anos de vida do espetáculo, foi a narração ao vivo dos atores durante a encenação, além da acessibilidade – com Libras e Audiodescrição em todas as sessões. Também surpreendeu o público a utilização de músicas contemporâneas e uma linguagem mais moderna de encenação. Na opinião do bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, a essência da história de Cristo foi mantida e ressignificada para o contexto atual.
“Houve uma licença poética, como chamamos essa interpretação, mas foi bastante fiel. Os diálogos foram interessantes, os personagens muito realistas, e trouxeram a Palavra para a nossa atualidade, sobretudo no diálogo da pregação de Jesus, no contexto das perguntas e respostas. Gostei muito do espetáculo, achei muito bem preparado, com um elenco muito grande e um ritmo de encenação dinâmico, o que chamou minha atenção. Além disso, contou com um cenário muito bonito. Acho que o objetivo era passar esse trecho da vida de Cristo e fizeram isso com uma grande riqueza de detalhes e fidelidade. Estão de parabéns”.
Sobre a inserção de músicas contemporâneas, o religioso destacou seu contentamento em ver uma harmonia entre o passado, a história de Cristo, a cultura brasileira e a realidade humana.
O espetáculo da 33ª Paixão de Cristo de Piracicaba foi gravado e deverá ser disponibilizado online para os espectadores que quiserem conferir, ou reassistir a edição, nos próximos meses. Para ficar por dentro das novidades e obter outras informações, siga o Guarantã nas redes sociais ou pelo site www.guaranta.com.br.
A encenação foi uma desconstrução da imagem do verdadeiro Jesus!
Acabaram com uma tradição linda que Piracicaba tinha!
Falas totalmente fora do contexto, Jesus negro, Maria madalena trans…. Pra que?
Inclusão? E os cristãos? Não merecem respeito com a história VERDADEIRA de Cristo?
Incluir uns e EXCLUIR os outros? A troco de que?
Lacração??? Que baita besteira hein…..
Querem fazer uma “releitura” segundo oq vcs acham que é a vida de Cristo? Então, ano que vem, vcs sejam honestos e escrevam no cartaz “Paixão de Cristo segundo NOSSA CABEÇA”, e veremos quantas centenas de pessoas irão!
Façam isso @guaranta! Tenham coragem de fazer isso! E parem de enganar o povo!
Outra coisa, Pessoal da equipe técnica fumando maconha antes de começar o espetáculo (que era antigamente)… um horror!
Hoje, está encenação não passa é um rascunho muito mal feito e de péssimo gosto doq foi e sempre será a paixão de Cristo!
Se quiserem saber a verdade sobre o espetáculo, não liguem pro que eu disse… ABRAM UMA PÁGINA E PERGUNTEM PRO POVO…
Oq cada um achou dessa coisa que fizeram com a vida de Jesus!
Façam o teste! E @atribuna ouçam o povo! Quem compra seu jornal é o povo! Ouçam eles… façam o teste e fiquem do lado do povo!
Deus abençoe a todos!
Sou de Tatuí e não volto nunca mais pra ver essa ridicularização da vida de Jesus!