A professora Maísa Cristina Ferreira Costa assumiu, na última semana, a Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH) da Secretaria da Justiça e Cidadania. A educadora e gestora educacional tem ampla experiência nas áreas públicas e privadas, com ênfase no planejamento, voluntariado, inclusão e diálogo com associações comunitárias e pais de alunos.
Maísa é licenciada em Pedagogia e Educação Artística, bacharel em Comunicação Social e pós-graduada em Gestão Educacional. Atuou voluntariamente no Projeto Ateliê Arte nas Cotas, em Cubatão, como arte-educadora na formação dos moradores, para intervir nos espaços públicos do bairro e nas fachadas das moradias, promovendo o encontro entre a cultura popular e a arte contemporânea.
Segundo a nova coordenadora, sua vida profissional sempre foi pautada pela participação ativa nos movimentos e ações que vislumbram os direitos humanos e a inclusão social, por meio de políticas afirmativas, transversais com a diversidade, consciência ambiental, uso e ampliação da cultura digital e formação permanente de educadores.
“Nessa nova missão, darei continuidade à execução de políticas públicas que asseguram o respeito às pessoas, em busca do caráter emancipatório e cidadão, conduzida pela cultura da paz e em sintonia permanente com os objetivos e metas da SJC”, afirmou. “Minha gratidão imensa ao secretário Fábio Prieto e ao secretário-executivo Raul Christiano pela oportunidade. Há sempre muito a fazer pelo povo do Estado de São Paulo, que representa uma parte muito importante da vanguarda de governança para o Brasil”.
CGDH
A CGDH atua na articulação e integração das ações, projetos e programas ligados à área de direitos humanos da SJC, fornece apoio administrativo aos conselhos de participação popular vinculados à pasta e garante o gerenciamento organizacional do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença.
Possui outras frentes de atuação como a Educação em Direitos Humanos, a análise de Projetos de Lei, a disponibilização de informações pertinentes aos direitos humanos, além do suporte técnico e administrativo à Comissão de Ex-Presos Políticos. Possui ainda, assento em diversos Conselhos, Comissões e Comitês de várias Secretarias do Governo do Estado.
É responsável pelo cadastro de entidades declaradas de utilidade pública pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e pela análise, manutenção e expedição dos certificados de entidade promotora de direitos humanos.