Um projeto de extensão com alunos da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget) para desenvolver ações de cidadania com famílias de baixa renda e imigrantes no município. A ação, que está em fase de programação, contará com a participação de estudantes de graduação em psicologia, direito, fisioterapia, medicina veterinária e nutrição.
A reunião de apresentação do projeto contou com a participação de Euclidia Fioravante, secretária da Smads, Andrea Ribeiro Gomes, secretária da Semuhget, e do professor e coordenador da Avaliação Institucional e do Núcleo de Educação e Direitos Humanos da Unimep, Josué Adam Lazier.
A proposta é formar grupos multidisciplinares com estudantes e residentes de áreas de moradia do município, para um trabalho de acompanhamento e orientação sobre questões que envolvem cidadania, direitos e deveres. “Nosso objetivo é, com essa ação, colaborar para a perspectiva humana, trabalhando também, conflitos sociais. Essa é uma forma de proporcionar vivências que permitam a conexão e atuação dos estudantes e sociedade”, explicou o professor Lazier.
Euclidia Fioravante acredita que o engajamento entre o poder público e a instituição permitirá promover os direitos humanos de famílias das áreas de moradia e imigrantes. “Ações como essa validam o trabalho público já realizado para a população, fortalecendo a construção de políticas públicas que atendam às suas demandas”, ressaltou.
Na oportunidade, foram discutidas ações para a criação de um Centro de Referência para Imigrantes em situação de vulnerabilidade social, mapeamento, encaminhamentos para serviços de assistência social, moradia, trabalho e renda.