Cerca de 85% da malha asfáltica de Piracicaba não recebe recape há mais de 17 anos, aponta levantamento; prefeito Luciano Almeida anunciou ontem
O prefeito Luciano Almeida anunciou na tarde de ontem (6) a abertura de licitação para a pavimentação de 120 km de vias da cidade. O aviso de licitação foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Município (o edital será disponibilizado no dia 11/04, no site da Prefeitura – www.piracicaba.sp.gov.br). Em breve, será aberto mais um processo de licitação, com mais 80 km, totalizando 200 km. A pavimentação será realizada com base em estudos técnicos, que identificaram a necessidade do serviço. O município tem aproximadamente 1.800 km de vias asfaltadas e 85% da malha asfáltica da cidade não recebe recape há mais de 17 anos. Devem receber nova massa de asfalto ruas e avenidas que têm maior tráfego de veículos e que apresentam maior desgaste.
A licitação dos 120 primeiros km se divide em duas concorrências. A primeira é a de nº 08/2023, para 40 km de recape com pavimento de concreto, utilizando o PUC (Pavimento Urbano de Concreto), tecnologia de serviço que suporta tráfego médio e tem vida útil de cerca de 20 anos, e o pavimento de concreto para tráfego pesado, com a mesma tecnologia usada na pavimentação de rodovias. Para estes trabalhos serão utilizados recursos provenientes da Semuttran, já previstos em dotação orçamentária no PPA (Plano Plurianual) com a nomenclatura Pavimento Vida Longa, portanto, como parte das obras de mobilidade urbana no município. Entre as cidades que já utilizam esse tipo de pavimento estão Sorocaba e Campinas.
“Optamos pelo em concreto porque o asfalto usado normalmente em recapes tem em média cinco anos de durabilidade enquanto o concreto tem vida útil de aproximadamente 20 anos. Inclusive, o pavimento de concreto para tráfego pesado será instalado nas principais rotatórias e entradas e saídas da cidade, onde não existe a possibilidade de desvio de caminhões, como no bairro Jardim Primavera, que possui grande fluxo de caminhões que precisam trafegar por aquelas via”, explicou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.
Ela comentou, ainda, que o PUC, além da vantagem de vida útil estendida, não sofre deformações, como ocorre no pavimento asfáltico, com buracos e borrachudos, porque o material de concreto é mais rígido e colocado em sistema de placas, facilitando a manutenção.
Já a outra concorrência é a de número 09/2023, para recape asfáltico de 80 km de vias, tanto de tráfego leve quanto de médio, com serviços de tratamento asfáltico pontuais, usando recursos da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel).
As obras contemplarão as devidas manutenções e/ou implantações de drenagem de águas pluviais.
REGIÕES – As regiões da cidade a receberem pavimento de concreto são Região I (Centro), Região 2 (Vila Rezende e Santa Rosa), Região III (Mário Dedini, Vila Industril e Vila Fátima), Região IV (Santa Terezinha, Vila Sônia e Vale do Sol), Região V (Jupiá e Ondinhas), Região VI ( Pauliceia e Vila Cristina), Região VII (Campestre e Novo Horizonte), Regoão VIII (Água Branca e Pompeia e Região 9 (Dois Córregos e Piracicamirim). As regiões de 1 a 5 também vão receber recape asfáltico.
EDITAL – O edital com todas as informações está previsto para ser disponibilizado a partir de terça (11), no site da Prefeitura – piracicaba.sp.gov.br. A entrega dos envelopes com as documentações exigidas no edital das empresas interessadas em participar da concorrência nº 08/2023 deverá ser até 15/05, às 13h30. A abertura dos envelopes será no mesmo dia, às 14h. Já a entrega dos envelopes da concorrência 09/2023 deverá ser até 17/05, às 13h30, com abertura na mesma data, às 14h. Mais informações podem ser obtidas no setor de Divisão de Compras pelo telefone (19) 3403-1020.