Documento único – Prefeitura lança cartão Pira Cidadão que dá acesso a todos os serviços públicos

Primeiras piracicabanas a receberem o cartão Pira Cidadão, Jacqueline e Sophia Caxias, ao lado das autoridades municipais. Crédito: Isabela Borghese

 

Com o intuito de agilizar e facilitar o acesso aos serviços públicos municipais, a Prefeitura de Piracicaba lançou na manhã de ontem (4) o cartão Pira Cidadão, que serve como documento de identidade do piracicabano, viabilizado gratuitamente, mediante preenchimento de cadastro no site cartaopiracidadao.com.br ou presencialmente (ver abaixo). O lançamento do cartão Pira Cidadão aconteceu durante evento no Centro Cívico, com a presença do prefeito Luciano Almeida, secretários municipais, vereadores, representantes da imprensa e de diferentes entidades/associações da cidade.

Entre os benefícios possibilitados com o cartão Pira Cidadão estão a praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo. Enquanto o cidadão piracicabano tem essas vantagens, a Prefeitura consegue, graças aos cadastros, um sistema de informações atualizado com os dados integrados sobre a sociedade, para que possa planejar políticas públicas para o munícipe.

Hoje é um dia muito importante para a cidade. O cartão Pira Cidadão é como um comprovante de residência, criado para facilitar a vida de todos, e é o dado oficial do SUS (Sistema Único de Saúde). Com os cadastros dos piracicabanos, teremos o perfil da nossa sociedade, para entregarmos os serviços com mais eficiência e qualidade. Essas informações são ferramentas para a decisão de políticas públicas. A partir deste cartão, começaremos significativas mudanças”, falou o prefeito Luciano Almeida.

Estamos começando pela Saúde, mas todas as secretarias serão integradas a este sistema”, comentou o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano.

“Para se ter uma ideia, com a integração da Saúde com a Educação, por meio deste cartão poderemos saber a cobertura vacinal das crianças das nossas escolas”, exemplificou o titular da Secretaria Municipal de Educação, Bruno Roza.

Um dos grandes problemas da Prefeitura de Piracicaba, do serviço público, era o desencontro de informações, mas neste cartão todas as informações ficarão concentradas, facilitando, e muito, os serviços de todas as secretarias”, disse o secretário de Governo, Carlos Beltrame.

Também presente na cerimônia de lançamento do cartão Pira Cidadão, o presidente em exercício da Câmara Municipal, o vereador Rerlison Rezende, elogiou a iniciativa. “Eu fui educado em uma creche, usei posto de saúde, e sempre foi muito burocrático, demorando o atendimento, mas com este cartão há um grande ganho para a população de Piracicaba”, falou.

SÍMBOLO – As piracicabanas Jacqueline Soares Caxias, 38, e a filha, Sophia Emanulle Soares Caxias, 5, foram as primeiras a receberem seus cartões, pelas mãos do prefeito Luciano Almeida, durante a cerimônia. “É, com certeza, uma inovação na cidade e vai facilitar muito o acesso aos serviços da Prefeitura. Além disso, para a rematrícula da minha filha na escola não precisarei levar tanta documentação, porque o cartão é nossa identificação”, comentou Jacqueline, que compareceu ao evento acompanhada da enfermeira Sylvia Rapetti e das agentes comunitárias de saúde Andréia Bolzan Rafael e Érika Romano, da USF (Unidade de Saúde da Família) Bosques do Lenheiro II.

APP – O cartão Pira Cidadão também disponibiliza o aplicativo PiraCidadão, por meio do qual os moradores poderão, por exemplo, indicar locais que estejam com falta de água, focos de dengue, problemas na iluminação pública e até mesmo solicitar limpeza nas ruas. Inicialmente, é possível agendar e cancelar consultas médicas de pediatria, ginecologia e clínico geral. O aplicativo também permite que a pessoa cadastrada receba um SMS de lembrete com o horário e local da consulta agendada. O app está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativos de celulares para sistemas Android e iOS. A gestão do cartão é feita diretamente pela Secretaria de Governo e o investimento foi de R$ 11.028.300,00 (Pregão Eletrônico 504/2022).

 

CADASTRO ONLINE – PASSO A PASSO

1 – Ao acessar o aplicativo Pira Cidadão, será exibida mensagem de introdução, explicando sobre o projeto Cartão Cidadão, etapas para cadastramento no aplicativo e canais de comunicação;

2 – O cidadão precisa informar o número do próprio CPF. A Política de Privacidade (PP) será exibida para aceite;

3 – O cidadão deverá enviar uma imagem do documento, na parte que possua a foto do seu rosto (CNH, frente do RG…). A foto do documento deve estar na vertical (em pé);

4 – Ao tirar a selfie, o processamento de comparação será efetuado. Aguarde;

5 – No primeiro acesso, o status estará como “Cadastro não enviado”. Clique na opção “Meus Dados” e atualize as informações para avaliação da central;

6 – Verifique todos os dados e atualize as informações necessárias;

7 – Se necessário, atualizar os dados de endereço. Para isso, selecione a opção “Atualizar endereço”;

8 – Selecione os arquivos de Documento/Comprovante de Endereço;

9 – Ao final do preenchimento e atualização dos seus dados, clique em “Salvar”;

10 – O status do seu cadastro será alterado para “Enviado” e instantaneamente um SMS será encaminhado com endereço do local a ser retirado o cartão físico.

 

Documentos necessários:

RG; CPF; COMPROVANTE DE ENDEREÇO EM SEU NOME

(conta de luz, água, telefone fixo, IPTU, correspondência bancária, contrato de locação devidamente assinado e autenticado em cartório por ambas as partes emitido no máximo há 3 meses).

Atendimento presencial

Travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro, Piracicaba – CEP 13418-420

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 99458-3813 e [email protected].

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima