O Conselho da Escola do Legislativo de Piracicaba, “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, se reuniu, via online, na manhã desta segunda-feira (3), na terceira reunião mensal do ano, para avaliar o quadro de parcerias no ciclo de cursos e palestras de abril, bem como verificar o resultado dos trabalhos de março. E como novas perspectivas de trabalho o colegiado já agendou para o dia 8 de maio, reunião presencial, na Câmara, às 9h, para avaliar a possibilidade de estabelecer parcerias na publicação de cadernos temáticos, como forma de materializar e sintetizar os conteúdos das diversas contribuições do universo de mais de 400 colaboradores que já atuaram na Escola.
Dentre as atividades para o mês de abril, os conselheiros acolheram a proposta de mobilização para transformação da realidade de crianças alérgicas alimentares e celíacas nas escolas. A discussão do assunto tem respaldo no decreto legislativo 17/2018, tendo como público-alvo gestores e professores das redes municipal e estadual de ensino e demais interessados na temática.
Os conselheiros também avaliaram propostas de discussões que passam pelo histórico das favelas no Brasil, desde os cortiços da Capital Federal às primeiras favelas cariocas, o período republicano, as posturas públicas e outras mazelas sociais com repercussão na contemporaneidade. Também ganhou destaque na reunião a proposta de roda de conversa sobre as rotas Afro, nos arquivos da Câmara e no Oeste Paulista, onde Piracicaba se destaca nesta área, a exemplo do histórico e o legado que cercam a Igreja de São Benedito e a Sociedade Beneficente Treze de Maio, como espaços na área central da cidade, que registram a cultura do povo negro.
CONSELHO – A reunião contou com a participação dos vereadores: Pedro Kawai (PSDB) – Diretor, Josef Borges (Solidariedade) – Coordenador, Silvia Morales (PV), do mandato coletivo a Cidade é Sua – Conselheira, e dos professores Heliani Berlato (Esalq/Usp) e Josué Adam Lazier (Unimep). Além de Bruno Didoné Oliveira (servidor municipal), Mariane Pereira (servidora da Câmara) e Érica Aparecida Dinis (Secretária). Também na reunião foi apresentada Sandra Santana, terceirizada da Câmara que reforçará os serviços de secretaria da Escola do Legislativo.