Síndrome metabólica – Portadoras ganham projeto voltado à saúde e ao esporte

O cronograma prevê treinos adaptativos, de força, aeróbio e de flexibilidade para duas turmas de 20 pessoas. Crédito:  Justino Lucente/CCS

 

Ação começa com duas turmas de 20 pessoas atendidas pelas USFs Jardim Astúrias e Primeiro de Maio pelos próximos 12 meses

 

 

A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciaram ontem (28) o projeto Atividade Física e Exercício Físico para Indivíduos com Síndrome Metabólica (diabetes, obesidade e hipertensão), em parceria com o Ministério da Saúde.

A aula inaugural aconteceu no Varejão Parque Primeiro de Maio, teve a presença dos 40 usuários participantes, do secretário de Saúde, Filemon Silvano, que representou o prefeito Luciano Almeida, Augusto Muzilli Jr., subsecretário de Saúde, e de Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, assessora especial de projetos e que representou o secretário da Selam, Hermes Ferreira Balbino.

A iniciativa vai atender, durante o ano, com três treinos por semana, os pacientes das Unidades de Saúde da Família Jardim Astúrias e Primeiro de Maio. Além disso, terá avaliações periódicas trimestrais, totalizando 132 sessões de treinamento. O cronograma prevê treinos adaptativos, de força, aeróbio e de flexibilidade para duas turmas de 20 pessoas sempre de segunda, quarta e sexta-feira, às 8h30 e às 9h30, no Varejão e no Centro Comunitário do Parque Primeiro de Maio.

Na aula inaugural, a animação foi total. “É um projeto muito importante já que muitos idosos às vezes ficam em suas casas, no sedentarismo. Agora, a atividade é uma opção para a pessoa se movimente, cuide da saúde e melhore sua qualidade de vida. Posso até dizer que será uma motivação para todos nós que estamos participando”, comentou Cláudia Olivetto, de 57 anos, aposentada e usuária do PSF Parque Primeiro de Maio.

Michele Fernanda Conceição de Lima, 40 anos, usuária do PSF Astúrias, afirmou estar muito animada com o projeto. “A ideia de conciliar atividade física e acompanhamento de pessoas com doenças metabólicas é fantástico, estou adorando. Aqui temos atendimento médico, de enfermagem e exercícios sempre acompanhados dos professores de educação física. É qualidade de vida que estão nos proporcionando aqui”.

Filemon Silvano, secretário de Saúde, enalteceu a importância do projeto e agradeceu a equipe que conseguiu organizar este trabalho. “Dou os parabéns às equipes da Saúde e da Selam que conseguiram idealizar esse projeto que é muito importante e vem de encontro com o que o prefeito Luciano Almeida quer para a cidade, ações que tragam melhor qualidade de vida à população. Um exemplo disso é a construção da nova USF Primeiro de Maio, que será mais ampla e moderna, atendendo as atuais necessidades da população, além de ser porta de treinamento para os estagiários da faculdade de medicina e para os médicos que participam do programa de residência médica”.

Conforme explicou Branca, que também é uma das idealizadoras do projeto, o objetivo geral é criar grupos de indivíduos com síndrome metabólica para a prática de exercícios físicos, com atuação multidisciplinar entre as áreas da saúde. “Toda a equipe envolvida está trabalhando para estimular e orientar a prática de atividade física de forma correta, aliando o esporte e a saúde, o educador físico com o médico, e oferecer o que é melhor para a população. Esperamos que esse projeto sirva como referência para outras unidades”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima