Crianças – Procon ministrou palestra sobre consumo consciente

No período da tarde o encontro foi com Mireli Cristiane Mossolino- agente fiscal do Procon.Crédito: Marciléia Couto

A Prefeitura, por meio do Procon Piracicaba, promoveu na manhã e tarde de sexta (24) palestra sobre Consumo Consciente e Sustentável, para aproximadamente 60 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, assistidas pela Legião da Boa Vontade (LBV). O encontro aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, no bairro Vila Monteiro. A palestra foi conduzida pelas agentes fiscais do Procon, Lucia Cristina Lara Negreiro, no período da manhã, e Mireli Cristiane Mossolino, à tarde.

O objetivo da palestra que se transformou em um bate papo descontraído, foi, além de transmitir conceitos básicos e definidores do que se trata uma relação de consumo, sanar dúvidas de acordo com a realidade do público jovem e de suas necessidades e direitos frente ao mercado consumidor. Também foi abordado o consumo virtual, ou seja, compras realizadas pela internet e quais cuidados que se deve ter, ao utilizar essa modalidade de compra.

As agentes fiscais do Procon ressaltaram que o consumo consciente significa consumir com sustentabilidade. “Quando se opta por consumir de forma consciente, gera benefícios para as pessoas e para o meio ambiente. Prazo de validade, pesquisa de preços e informações sobre garantia, são itens necessários que devem constar nas relações de consumo e que podem dar maior segurança aos consumidores na hora da compra”, destacaram.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, de quem partiu o convite ao Procon, a ideia do evento surgiu por conta do Dia do Consumidor, comemorado no dia 15/03. “Ao garantir conhecimento e ampliar o senso crítico do público infanto-juvenil, por meio do consumo consciente, estaremos colaborando para que, futuramente, sejam pessoas muito mais comprometidas com o bem-estar comum e de si próprias. Agradecemos ao Procon de Piracicaba, órgão que tem credibilidade da população e desenvolve um importante trabalho no município”, destacou Izabela Lobianco, assessora de comunicação da LBV.

Júlia Vitória da Silva, de 9 anos, representando os demais estudantes, afirmou ter gostado muito da palestra. “Eu achei interessante o que nós aprendemos hoje, como o papel do Procon em ajudar as pessoas a resolver problemas com compras, além de pensar antes de consumir algo que, às vezes, não é tão necessário naquele momento”, ressaltou.

No final das palestras as crianças entregaram às agentes fiscais, um quadro em agradecimento ao Procon pelos excelentes serviços prestados no município, em defesa dos direitos e na melhoria das relações entre consumidores e fornecedores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima