Aluno Tutor – SME dá início a programa que integra parceria com o Google

1200 servidores da Educação Municipal já recebem, desde fevereiro, a formação do Google For Education para serem utilizadas dentro e fora das salas de aula.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança amanhã, 29, o programa Aluno Tutor. O programa faz parte do processo de inclusão da plataforma Google For Education na Rede Municipal de Educação de Piracicaba por meio de parceria entre a Administração e o Google, com investimento de R$ 3,5 milhões, e que já teve início com a formação de 1.200 servidores da Educação, em andamento. O lançamento será às 19h30, no Anfiteatro Professor Hamilton Fernando Torrezan, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

O programa vai preparar 53 alunos dos 4ºs anos de Ensino Fundamental, matriculados na Rede, os quais atuarão como protagonistas na adoção de tecnologias Google no ambiente escolar. Na ocasião, serão apresentados a proposta do programa, as etapas previstas e o cronograma de atividades, além de um panorama geral sobre tecnologia e contexto educacional.

Por meio desta parceria, 1.200 servidores da Educação Municipal, desde o final do mês de fevereiro, recebem a formação da plataforma Google For Education para ser utilizada dentro e fora das salas de aula, sendo 922 educadores que atuam em escolas de Ensino Fundamental e 277 profissionais de equipes técnicas e gestão escolar. A SME também já trabalha em um novo processo para estender a capacitação para todos os professores da Educação Infantil.

“Após iniciar o processo de formação dos nossos professores e funcionários, chegou a vez de 53 alunos da nossa Rede contarem com a capacitação da plataforma Google For Education. Estes serão, dentro dos ambientes escolares, multiplicadores, auxiliando os demais colegas de sala no uso das ferramentas do Google”, destaca o secretário de Educação, Bruno Roza.

PROGRAMA – O Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google capacita os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google e torná-los multiplicadores e apoiadores do uso dessas ferramentas em sala de aula. Após a formação, eles estão aptos não apenas para aplicar essas tecnologias em uso próprio, como também para auxiliar membros da comunidade escolar, assumindo papel de protagonistas da cultura de inovação nas escolas.

Durante a formação, os estudantes terão acesso ao curso em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), no qual aprenderão sobre as principais ferramentas do Google. Eles ainda terão encontros síncronos de formação, presenciais e em ambiente virtual, compondo ao todo 57 horas de formação.

Após o estudo das ferramentas, o programa apresenta a etapa Adote um Professor, em que os estudantes ficarão responsáveis por atender a algum professor ou funcionário de sua unidade escolar em uma necessidade tecnológica.

Para receber o certificado é necessário que o aluno obtenha um aproveitamento mínimo de 80% no Lúdicos Game, participe dos encontros síncronos de formação, entregue um portfólio de conclusão do curso, atenda ao menos um profissional na etapa Adote um Professor e responda ao Relato de Experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima