Agricultura Urbana – Programa recolhe dejetos animais para fertilização

Ação faz parte das atividades do Programa Municipal de Agricultura Urbana

A Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), esteve na última quinta-feira, 23/03, no terreno produtivo pertencente à Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), no bairro Tanquinho, para recolher esterco bovino para reutilização em hortas comunitárias. A ação faz parte das atividades do Programa Municipal de Agricultura Urbana, coordenado pela Sema, que busca o aproveitamento de terrenos ociosos do município e o incentivo à agricultura local.

O material recolhido será utilizado na horta comunitária que está sendo desenvolvida na sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Piracicaba, com colaboração de equipe da Sema, que fornece orientação técnica e preparo do terreno, por meio dos implementos agrícolas do programa Patrulha Agrícola.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, a reutilização de dejetos animais como fonte de nutrientes em áreas de plantio é uma prática agrícola sustentável. “O uso de fertilizantes à fase de esterco animal mostra-se como uma opção paralela e complementar à agricultura convencional, em sistemas agrícolas baseados em técnicas de manejo menos dependentes dos adubos químicos tradicionais”, explica.

A secretária Nancy Thame afirma que a ação também está alinhada com o projeto que está sendo desenvolvido pela Sema de gestão de resíduos sólidos na zona rural de Piracicaba. “Estamos com muitas parcerias com instituições, entre elas a Fatep, que nos autorizou o recolhimento dos dejetos e estamos trabalhando para promover mais ações em prol do tratamento correto desses resíduos”, ressalta Nancy.

Neste ano, o Programa Municipal de Agricultura Urbana já promoveu gratuitamente o Curso Introdutório em Agroecologia e Práticas Agroecológicas para 30 participantes, em parceria com a Casa do Hip Hop de Piracicaba. O programa também prevê novas ações em 2023, como a abertura de uma nova capacitação no segundo semestre, a instalação de uma horta comunitária piloto e a entrega de “kits horta” com equipamentos e materiais para plantação, destinados gratuitamente a um público ainda a ser definido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima