Escola Estadual no Água Branca seguiu protocolo de controle de surtos disponibilizado pela SMS para conter o avanço da doença na unidade
Equipe do Departamento de Controle de Doenças da Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, esteve na manhã de ontem, 23, na Escola Estadual Professora Dionetti Callegaro Miori, no bairro Água Branca, onde foi registrado surto de Covid-19 no início da semana. A visita ocorreu para reforçar as orientações e ações de controle do surto conforme protocolo municipal, documento enviado às escolas da cidade e que também está disponível no site da SMS, no link https://bit.ly/3TBE5Qe.
Do Departamento de Controle de Doenças da VE, participaram da visita técnica a enfermeira Gislene Nicolau Milla e a técnica de enfermagem Rosa Amaral, que foram recebidas por Fábio Augusto Negreiros, dirigente regional de ensino, Andrea Cristine Mainardes Cintra, diretora escolar, e Beatriz de Cássia Bragaia, supervisora de ensino.
Na oportunidade, foram verificados todos os protocolos adotados pela escola, além do monitoramento dos servidores escolares afetados. Conforme explicou Fábio Negreiros, são 22 servidores acometidos pela Covid-19, sendo 21 professores e um auxiliar de limpeza, além de um aluno. Ainda, de acordo com o dirigente de ensino, na manhã de hoje, 23/03, quatro professores e a auxiliar de limpeza já retornaram as atividades após cumprirem isolamento.
“A situação preocupou, porém, não prejudicou o funcionamento escolar e nenhum dos casos necessitou de internação ou apresentou um quadro mais grave da doença já que os servidores estavam vacinados. Adotamos todos os protocolos da Secretaria de Saúde e conseguimos conter o avanço da doença. Junto com a equipe da Vigilância Epidemiológica vamos seguir o monitoramento destes casos”, afirmou o dirigente de ensino.
Gislene Nicolau, da VE, enalteceu a organização da escola. “Eles acompanharam todo o protocolo da SMS, e ainda estão fazendo mais. Eles tem caixa de som com microfone que são utilizados nos horários de entrada e saída da escola, bem como nos intervalos, para orientar e reforçar o uso da máscara, evitar aglomeração, incentivar o uso do álcool em gel, além de manterem o distanciamento dos alunos em sala de aula e mantendo os ambientes escolares bem arejados”, disse.
Durante a visita, a direção da escola apresentou um panfleto produzido pela unidade com orientações importantes de combate à doença e de alerta para os sintomas. “Entregamos este material a todos os alunos e servidores da escola como forma de orientar a prevenção, além disso, enfatizamos que as unidades de saúde fazem os testes rápidos em pessoas sintomáticas, além de a Prefeitura oferecer os Centros de Testagem para Covid-19 em horário estendido, das 17h às 20h30, caso necessitem de apoio médico”, comentou Andrea Cintra.
A unidade segue com as aulas normalmente e a VE continua o monitoramento dos casos.